Como o uso de telemetria impulsiona empresas de transportes

O sistema de telemetria é uma tecnologia que coleta e transmite remotamente dados dos veículos, recurso primordial para acompanhar a exigência do mercado móvel. Essa tecnologia já se tornou um fator estratégico para a sobrevivência em um mercado cada dia mais competitivo.
Esta tecnologia, que é um dos serviços oferecidos pela Quatenus, possibilita a coleta e identificação de dados como uso de combustível, rotas, necessidade de manutenção do veículo, velocidade e distância percorrida, entre outras informações. Segundo o portal Administradores, a telemetria veio para facilitar a rotina de quem trabalha com gerenciamento de frotas.
Ao adquirir este serviço, a empresa pode identificar situações de risco para o motorista, veículo e carga. Além disso, pode mudar hábitos prejudiciais, como trajetos não planejados ou esquecer de realizar manutenções, por exemplo.
A telemetria coleta os dados da frota e transmite para uma central que tem como principal função decodificar os dados e apresentar as informações para gerentes ou pessoas responsáveis pela gestão da frota. Várias empresas já fazem um bom uso dessa tecnologia, como por exemplo:
#1 Ecoville: A empresa conseguiu reduzir em 30% o consumo mensal de combustível do veículo parado. Isso só foi possível após adquirir soluções em telemetria, que também possibilitou a coleta de informações precisas. Dessa forma, a empresa utilizou os dados para ajustar os itinerários, orientar melhor os motoristas e atender melhor os clientes.
Carlos Vinicius de Jesus – Franqueado Ecoville
#2 Adobe Engenharia: Ao contratar um sistema de monitoramento, a empresa conseguiu obter e organizar dados como localização, identificação dos veículos da frota, além do controle de informações como medições de excesso de velocidade, freada brusca, consumo de combustível, aceleração brusca e hodômetro atual. O acesso a esses dados possibilita ao gestor ter mais controle sobre a frota, podendo, assim, tomar decisões com mais eficácia para a empresa.
#3 Transportadora Luís Simões: A empresa portuguesa tinha como meta rastrear os veículos para melhorar o serviço oferecido aos seus clientes. Ao adquirir o sistema de telemetria Quatenus, além de atingir a meta, também obteve um relatório confiável, com informações atualizadas em tempo real, sobre a localização da frota.
A transportadora também passou a trabalhar a gestão de forma a reduzir custos e evitar desperdícios de recursos da empresa. Com a implantação da telemetria, a Luís Simões conseguiu aumentar sua produtividade, gerando resultados satisfatórios e ainda melhorar a segurança para os veículos, condutores e clientes.
Cláudia Trindade – Gestora de Frota da Luís Simões
#4 Oesa: Para esta empresa, o uso da telemetria é fundamental na leitura de dados como controle de velocidade dos veículos, freadas, condições das pistas, além de outras informações necessárias para realizar um trabalho seguro para a carga e para os motoristas. Controlando a frota em tempo real, o gestor está ciente de questões como velocidade e jornada de trabalho a todo o momento. Isso possibilitou que a Oesa reduzisse os custos em 7%.
#5 Transportadora Schlukat: Esta empresa tinha como objetivo melhorar a segurança da sua frota de veículos, devido ao alto índice de roubos e furtos. Utilizando o sistema Quatenus, todos os veículos passaram a ser monitorados em tempo real. Além dessa facilidade, a tecnologia Quatenus também possibilitou à empresa delimitar um perímetro no qual os veículos devem permanecer, e o gestor da frota é avisado por e-mail e SMS caso o automóvel saia da área pré-estabelecida.
#6 Ômega Service: Com o serviço de telemetria, esta empresa teve acesso aos indicadores de desempenho, o que possibilitou o monitoramento e elaboração de relatórios diários dos motoristas durante as viagens. Utilizando estes dados, a Ômega Service estabeleceu um ranking dos condutores em relação a ociosidade do motor, consumo de combustível e excesso de velocidade, e a cada mês presenteou os motoristas com melhores resultados com uma premiação.
Ranking dos condutores na plataforma Quatenus
Além disso, também ofereceram aos motoristas uma análise, orientação e treinamento a respeito das melhores práticas na condução de veículos de transporte de carga. Confira o depoimento completo do CEO, Alexandre Klagenberg:
#7 Auto Premiere: Uma das dificuldades da empresa, que é uma revendedora de carros, sempre foi ter controle dos veículos utilizados para test drive. Desde que a empresa adquiriu o sistema de telemetria, houve um aumento na eficácia do monitoramento de informações como tempo parado com o motor ligado, RPM e consumo de combustível. Além de diminuir os gastos com manutenção destes veículos, a Auto Premiere também passou a ter mais segurança da sua frota de automóveis.
Estas empresas são exemplos reais das vantagens oferecidas pelo sistema Quatenus. O uso da telemetria é fundamental para a economia e otimização de tempo e recursos, fatores que estão diretamente ligados ao crescimento e desenvolvimento das empresas.
Para saber mais sobre nossos serviços de telemetria e gestão de frota, clique aqui.
Sobre o autor(a)
Jéssica Karina Weirich