Robô premiado é rastreado pela tecnologia Quatenus durante evento

O robô premiado Earth Rover, desenvolvido pela equipe de robótica Wickedbotz foi a atração da abertura da ExpoInovação 2016, evento realizado em Joinville (SC). Utilizado para transportar e entregar o microfone para o apresentador do evento, Earth Rover foi rastreado pela tecnologia Quatenus.
Um rastreador foi acoplado ao robô premiado. Durante os três dias de evento, toda a movimentação do Earth Rover foi registrada pelo sistema de rastreamento. Distâncias de deslocamento, velocidade, impactos e outras informações foram coletadas.
Robô carregando microfone para o apresentador
O robô premiado acumula mais duas medalhas na 12ª Winter Challenge, competição internacional de robótica que ocorre anualmente em São Caetano do Sul (SP). Outros títulos também foram conquistados. A equipe Wickedbotz, desenvolvedora do robô premiado, é composta alunos de Sistema de Informação da Universidade Católica de Santa Catarina (campus Jaraguá do Sul).
Cidade do campus da Universidade Católica de Santa Catarina
A Quatenus está desenvolvendo o programa JEEP – Jovens Estudantes de Elevado Potencial, destinado aos estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
O objetivo é incentivar a realização de pesquisa ligando o meio acadêmico e profissional. Espera-se criar novas tecnologias que resolvam problemas de clientes e da sociedade, utilizando big data, telemetria e rastreamento.
Projetos dessa natureza envolvem parcerias com universidades e Fundações de Ensino. Desta forma, o envolvimento entre aluno, professor e Quatenus é próximo e proporciona crescimento para todos. O acadêmico tem a oportunidade de reconhecimento e inserção no mercado, por resolver problemas reais.
O incentivo é realizado por meio de bolsas de ensino. São priorizadas instituições de ensino que oferecem apoio ao docente e que realizam pesquisas internas, com a integração junto à empresa para prática do desenvolvimento.
Atualmente, a Quatenus tem parceria com a Sociesc, Anhanguera, Associação Educacional Luterana Bom Jesus-IELUSC, Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA e Univille. Universidades interessadas em realizar parcerias com a Quatenus, podem se cadastrar no formulário ao final desta página.
O aluno de robótica da Universidade Católica explica que projetos e parcerias são importantes para aproximar acadêmicos do mercado de trabalho.
“O desenvolvimento em conjunto com a Quatenus foi feito de forma extremamente rápida levando desde o 1o contato até o evento aproximadamente um mês, pois realizamos uma adaptação simples no nosso robô de trekking, 20% do nosso tempo foi usado no planejamento. ” Glauco Scheffel, professor universitário na Católica de SC.
A Quatenus é pioneira no Brasil por oferecer um sistema de rastreamento e gestão de frotas e ativos único no mercado, focado em informação em tempo real. Ou seja, o sistema disponibiliza informações gerenciais detalhadas que outras empresas não conseguem entregar aos seus usuários.
Por esse diferencial, a Quatenus tem investido em desenvolvimento, em parceria com universidades e instituições de pesquisa. Como resultado, a empresa tem alcançado o reconhecimento nacional e internacional. Isso também proporcionou, nos primeiros anos aqui no Brasil, que a Quatenus alcançasse o maior crescimento entre as empresas do setor de rastreamento e telemetria no país.
Participar de eventos ligados à inovação e tecnologia é outro incentivo ao conhecimento adotado pela Quatenus. Vale citar os eventos de destaque como Hacktown e Interop On The Road.
O Hacktown é um festival de inovação e criatividade, que acontece anualmente em Santa Rita do Sapucaí (MG). A cidade é conhecida como pólo nacional de inovação devido a alta concentração de empresas e startups de tecnologia.
O município ao sul de Minas Gerais sedia o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de engenharia, que se consolida cada vez mais no Brasil e exterior, como celeiro de grandes talentos.
O evento foi inspirado na SxSW, que acontece em Austin (Texas-EUA). Reúne profissionais, estudantes, pesquisadores, investidores e empresários de todo Brasil. Como sponsors, o Hacktown contou com o apoio de empresas e instituições como Google, Inatel, Leucotron Telecom, Sebrae, Smart Brace, Vivavox, Quatenus, Trip, Update or Die, Lets.events.
Na última edição, a Quatenus foi convidada a apresentar dois temas na grade de palestras: “Consumo e identidade social: novos valores no relacionamento entre marca e público” e “O blockchain poderá facilitar e resolver a negociação/acesso/partilha da bigdata da internet das coisas?”.
Luís Nobre, Presidente da Quatenus no Brasil, fala sobre Blockchain
Outros grandes nomes também fizeram parte da grade, como Google, IBM, Mercado Livre, Inatel, Sebrae, Unesp, Perestroika, Avon, Globo.com, Porto Seguro, Apex Brasil, FLAGCX, Impact Hub
Lygia Casas, supervisora de Marketing na Quatenus, fala sobre Consumo e Identidade Social
No evento Interop On The Road, a Quatenus apresentou o tema “Tecnologia aplicada à segurança”. O evento, incentivado pela Microsoft, reuniu marcas como Dell e outros players de tecnologia.
Ricardo Dalbosco, Administrador da Quatenus, fala sobre tecnologia voltada a segurança e telemetria
Com formato itinerante, a programação percorreu os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
André Ruschel – Coordenador Interop on the Road e MVP (Most Valuable Professional) em Cloud and Datacenter Management and Windows for IT
Por levar o conhecimento a para vários lugares, o Interop on the Road tem o objetivo de eliminar a resistência cultural de alguns clientes, mostrando como a inovação pode quebrar as barreiras de dificuldade, como por exemplo as de segurança.
A cidade escolhida para sediar a Quatenus no Brasil foi Joinville. A cidade, localizada ao norte catarinense, está em 5º lugar no ranking das 32 cidades mais empreendedoras do país, segundo a revista Época Negócios.
Berço de empresas de tecnologia, o município tem um ambiente regulatório favorável ao empreendedor, além de oferecer uma boa qualidade de vida. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Joinville (Side) lançou o projeto Join.Valle, o qual propõe um novo olhar sobre a gestão do espaço urbano de acordo com conceito de cidades inteligentes e humanas.
Durante o lançamento do Join.Valle, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Conti, informou que a base do programa é tornar Joinville uma cidade com serviços modernos, direcionados à cocriação da cidade do futuro.
Crédito: CDL Joinville
Danilo Conti – Secretário de Desenvolvimento Econômico
Com as mudanças no mercado, é necessário entender as necessidades das pessoas e como a tecnologia pode ajudar. A inovação pode simplificar o dia a dia de todos, mas para isso, é necessário muito desenvolvimento e pesquisa.
Segundo Ricardo Dalbosco, Administrador da Quatenus no Brasil, a empresa tem investido em parcerias que sustentem a relação de ganha-ganha. “Tenho muito orgulho pelo fato de a Quatenus caminhar junto à projetos dessa natureza e apoiar pessoas de elevado potencial e competência. Acredito não só na sustentabilidade do nosso mundo, agindo dessa forma, mas sim como torná-lo melhor.”
Quer conhecer mais sobre essa tecnologia que rastreou o robô premiado? Então clique aqui e saiba mais.
Sobre o autor(a)
Lygia Veny Casas