Empresa aposta em rastreadores para segurança de motoristas e veículos

Além das exigências trabalhistas, as empresas também precisam garantir a segurança de seus funcionários. O uso de tecnologias como a dos rastreadores de veículos é uma alternativa inteligente e que contempla diversos fatores. Confira o caso dessa empresa em São Paulo que apostou nos rastreadores para segurança de seus motoristas e também para a recuperação de veículos.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só em 2016 foram 557 mil casos de roubos e furtos de veículos. Essas estatísticas evidenciam a vulnerabilidade das estradas brasileiras e reforçam o uso de dispositivos, tais como os rastreadores para segurança, que garantam a recuperação dos veículos e principalmente a segurança dos colaboradores.
Já passava do meio dia quando uma funcionária de uma empresa do ramo alimentício de São Paulo, entrou em contato com a Central de Rastreamento 24h Quatenus. O motivo da ligação era o registro do roubo de um dos veículos da frota, equipada com rastreadores para segurança da Quatenus, um furgão Renault Master FUR.
Veja o vídeo sobre a ocorrência:
No relato realizado, foi informado que o motorista estava trabalhando, por volta das 9h30, quando foi abordado pelos criminosos. Sem comunicação e com a vida em risco, o funcionário foi mantido como refém por algumas horas.
Major Eder é o Sub-comandante do 12° Batalhão d PMSC, veja o depoimento dele sobre como o rastreamento ajuda nas recuperações policiais:
Major Eder Jaciel Souza, Sub-comandante – 12º Batalhão da PMSC
Para os bandidos qualquer hora pode ser um horário para fazer a prática criminosa de roubos de veículos. Mesmo com poucas ocorrências registradas sobre esses acontecimentos no período da manhã, o funcionário teve seu veículo levado logo cedo, veja no gráfico a seguir:
No momento em que foi liberado, o motorista pegou um táxi em direção a empresa e relatou rapidamente o ocorrido aos responsáveis, que imediatamente acionaram a equipe da Quatenus. Foi verificado que o veículo encontrava-se no bairro Vila Bela, em São Paulo, conhecido pelo difícil acesso e por estar localizado em uma região de alta criminalidade.
Com as coordenadas em mãos, foi acionada uma segunda equipe como apoio para recuperação do veículo. A polícia também já havia sido acionada e também já estava no local para prestar o apoio na retirada.
Para facilitar a recuperação de veículos com rapidez e agilidade, a Quatenus desenvolveu um processo exclusivo. O cliente, no momento em que perceber o roubo ou furto do veículo, deve acionar a Central de Rastreamento 24h Quatenus e informar a placa de veículo.
Após esse repasse de informações, nossos operadores verificam a localização do veículo no sistema e informam à polícia, que chega ao local e realiza a recuperação do veículo. É por meio das informações em tempo real coletadas pela Quatenus que o processo ganha agilidade, aumentando, assim, a eficiência na recuperação do veículo do cliente.
Leia com exclusividade uma carta escrita por um ex-ladrão de veículos e entenda como agem os criminosos:
Quer aumentar a segurança da sua frota? Clique aqui.
Sobre o autor(a)
Paula Leão