Como rastreador ajudou a resolver roubo de combustível em Joinville

Infelizmente, é muito comum ouvir notícias sobre roubo de carga e combustível no país. Para proteger os veículos desse tipo de crime, utilizar um rastreador em cada veículo da frota empresarial pode ser a solução.
Existem quadrilhas especializadas nesse tipo de crime em todos os estados brasileiros e frequentemente ficamos sabendo de um ou outro criminoso preso em flagrante.
O combustível roubado, seja através dos dutos da Petrobrás ou dos próprios caminhões de carga, dificilmente é recuperado. Por ser facilmente misturado com outros produtos, acaba sendo distribuído para postos clandestinos e até mesmo para consumidores finais, que compram o combustível de forma mais barata.
No Sudeste, os números continuam crescendo de forma preocupante. De acordo com o portal de notícias Jota, em 2017 a Secretaria de Segurança Pública do Estado De São Paulo divulgou dados do primeiro semestre que apontavam cerca de 70 casos de roubo de combustível no estado.
O problema se torna ainda mais grave quando o roubo de combustível é praticado pelos próprios funcionários de uma companhia. Foi o que aconteceu em Joinville (SC), com uma empresa do setor de agrobusiness.
Um empresário de Joinville passou a desconfiar de roubo de combustível, após uma redução de produtividade na sua frota. Os caminhões, que costumavam fazer 3 quilômetros por litro, passaram a fazer apenas um quilômetro, com a mesma quantidade de combustível.
Todos os 14 veículos da frota do empresário possuíam rastreadores Quatenus. Através da tecnologia do rastreador, foi possível mapear os trajetos realizados pelos motoristas e observar que grande parte deles estava percorrendo diariamente um caminho até uma borracharia no alto da serra.
Na borracharia, os motoristas praticavam a chamada “Operação Anaconda”. Eles estacionavam os caminhões e esperavam por conhecidos que chegavam em carros populares com galões e mangueiras. O combustível era retirado do tanque dos caminhões, depositado nos galões e levados pelos carros populares.
Toda a ação levava pouco tempo, mas era realizada diariamente, o que facilitou a prisão em flagrante de sete funcionários da empresa.
Com o rastreador Quatenus, o empresário teve acesso ao trajeto completo e ao tempo de parada de cada um dos motoristas. Dessa forma pode monitorar e repassar os dados para a polícia, que prendeu o grupo em flagrante por fraude.
Veja o vídeo sobre a ocorrência:
Muitas vezes, por conta da correria do dia a dia, empresários demoram para perceber que estão sendo enganados pelos próprios funcionários.
Veja alguns pontos para ficar atento e se proteger contra esse tipo de fraude:
Utilizar o rastreador é uma das formas de evitar que crimes como esse aconteça com a sua empresa. Fique sempre atento aos pontos citados acima, afinal se prevenir nunca é demais.
Para conhecer todos os benefícios que a Quatenus pode oferecer a sua empresa, clique aqui.
Sobre o autor(a)
Ariane Maia