Quatenus fecha parceria com ADIBE SP para fornecimento de telemetria

Reduzir custos logísticos e oferecer mais segurança à logística de seus associados. Esses foram os principais objetivos da parceria fechada entre a ADIBE SP e Quatenus. A Associação dos Distribuidores de Bebidas do Estado de São Paulo fomenta ações para o desenvolvimento do setor por meio da tecnologia.
Descontos diferenciados aos associados acabam de ser lançados com a parceria. Segundo o presidente da entidade ADIBE SP, Mário Ferreira, “A Quatenus é importante aos associados, pelo produto ofertado (rastreador). A tecnologia pode oferecer mais segurança aos nossos associados.”
De acordo com o Portal No Varejo, alimentos e bebidas são o tipo de carga mais roubada no Estado de São Paulo. Na maioria dos casos registrados, o caminhão estava em trânsito. Destes, 82% foram obrigados a parar, 15% foram parados em postos de gasolina e 3% pararam na estrada.
Garantir o alcance das metas, otimização de rotas, redução de custos, mais visitas comerciais e entregas eficientes são alguns dos ganhos na gestão de frota que o Quatenus proporciona. Empresas que dependem de logística para realizar sua atividade principal enfrentam diariamente grandes desafios.
Riscos de assaltos, custo elevado de manutenção nos veículos, pontualidade na entrega e controle da jornada do motorista são alguns pontos importantes que podem influenciar no desempenho do negócio. Mas com o uso da tecnologia, empresas podem acabar com o desperdício logístico.
Rastreamento é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos de uma frota. Está ligado à necessidade de proteção e prevenção em casos de roubos e furtos. Já a gestão de frota, assim como a da ADIBE SP, que geralmente utiliza telemetria, é mais completa, serve para controlar a operação de ponta a ponta e a usabilidade dos veículos.
Telas da plataforma de rastreamento e telemetria Quatenus
Telemetria é definida como o processo de obtenção, processamento e transmissão de dados a longa distância. Está ligada ao uso de sensores, os quais coletam informações sobre motor, freios, sistemas eletrônicos, temperatura.
Empresa de segurança reduziu 18% de horas extras utilizando Quatenus
O gestor de produtos e clientes da Quatenus, Alexandre Carrizo, comenta sobre as principais dificuldades do setor e como a tecnologia pode auxiliar empresas deste segmento.
De acordo com a Frost & Sullivan, consultoria internacional, 15% é o custo extra com combustível nas empresas que não rastreiam seus veículos. E 11% a mais de quilômetros percorridos no mês é o que perdem as empresas que não controlam o uso indevido (pessoal) dos veículos.
Empresas no ramo de distribuição de bebidas como Grupo Petrópolis, Coca-Cola e Cervejas N’Gola (Angola) já utilizam a solução Quatenus para gerir o desempenho da frota e garantir a entrega dos produtos no prazo correto.
A cerveja é a bebida alcóolica com maior participação no mercado, com 88,9% do total, o que representa 14,9 bilhões de litros. Em seguida estão os destilados com 7,5%. As demais bebidas ocupam o restante do mercado (3,6%), segundo dados publicados no Sebrae, que são itens distribuídos pela ADIBE SP.
Há mais de 40 mil fábricas de cervejas espalhadas pelo Brasil, o que gera até 40 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. Em comparação à produção de refrigerantes, o volume é menor.
São 10 bilhões de litros anualmente, com faturamento maior de R$ 5 bilhões. O Brasil é o terceiro maior mercado de refrigerante do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e do México.
Conforme publicado no Diário Comércio Indústria & Serviços, em 2018 o mercado de bebidas alcóolicas deve voltar a crescer no Brasil. Após dois anos de retração, a indústria nacional projeta retomada da demanda, a partir da perspectiva de melhora da renda das família e da elevação das temperaturas médias no país.
Única empresa presente em quatro continentes, a Quatenus tem levado soluções tecnológicas para mais de 300 mil usuários no mundo. Pioneira no Brasil no sistema de identificação de motorista via RFID, a empresa desenvolve software próprio. Isso garante a segurança de dados e confidencialidade aos clientes.
Pequenas, médias e grandes empresas podem contar com a tecnologia de Fórmula 1 na gestão de seus veículos. A Quatenus é a única no Brasil a oferecer essa solução aos clientes, o que tem garantido índice de 97% de satisfação classificando-a como excelente na prestação de serviço e da telemetria.
Saiba como acabar com o desperdício logístico na sua empresa.
Sobre o autor(a)
Lygia Veny Casas