Qual a melhor maneira para cobrar a multa de trânsito do motorista

Muitas empresas têm essa dúvida. Não sabem como fazer a cobrança da multa de trânsito do motorista e acabam tendo grandes prejuízos em função disso. O fato de não saberem fazer essa cobrança do modo correto pode indicar que a empresa não possui uma Política de Frotas bem estruturada ou não segue a mesma por falta de capacitação da equipe.
Sem essa base, fica mais difícil para o gestor de frota fazer o controle das multas de trânsito chegam à empresa. Ao conseguir fazer a gestão de quem estava com o veículo, em qual horário e onde estava cumprindo o serviço, ele consegue analisar os dados com os da multa de trânsito e identificar com precisão o condutor que cometeu a infração.
Para que a empresa tenha conclusões adequadas nesses cenários, é importante ter uma política de frota bem redigida e de acordo a legislação trabalhista. Assim como também é necessário ter tecnologias que auxiliem nessa identificação e controle para poder então cobrar a multa de trânsito. Algo muito importante para ser lembrado antes de cobrar o seu motorista é dar a ele a oportunidade de contar sua versão.
Os dados podem ser utilizados como prova em ambos os casos, tanto naqueles nos quais o colaborador de fato cometeu um ato de infração no trânsito, quanto nos que houve uma cobrança indevida.
Entre as infrações mais frequentes no Brasil, estão estacionamento em local proibido, não utilização do cinto de segurança, uso do celular ao volante e condução em velocidade superior ao limite estabelecido, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Uma vez que o recurso é indeferido pelo órgão competente, o gestor de frota juntamente com o setor jurídico, e baseados na política de frota da empresa, precisam decidir se a multa de trânsito será cobrada do colaborador.
Se a política de frota da empresa e o contrato de trabalho do motorista permitirem a cobrança da multa de trânsito, a empresa deve fazê-lo.
“Independente do que tenha acontecido, o motorista não pode violar, durante o cumprimento de suas atribuições, as normas federais de trânsito nem o instrutivo interno da empresa, isto é, a política de frota” – Dr. Artur Caminha – Advogado.
Claro que nenhum gestor de frota quer que seus motoristas recebam multas. Nenhuma empresa que isso para si. Porém, para evitar problemas futuros, o modo como essa multa de trânsito é cobrada deve ser de ciência do colaborador.
“Independente da infração, a forma do desconto do valor da multa na folha de pagamento do motorista deve ser clara e prevista na política de frota” – Dr. Artur Caminha – Advogado
O tema cobrança de multa do trabalhador pode ser algo complexo dentro das empresas que não possuem uma Política de Frotas bem estruturada. É algo importante e que merece atenção não apenas do gestor de frotas, mas também da empresa como um todo. Por isso, para poder ajudar, a Quatenus resolveu criar um curso sobre como criar uma Política de Frotas juridicamente segura no qual possui um módulo específico sobre como cobrar uma multa de trânsito e como isso deve estar tanto na Política de Frotas da empresa quanto no contrato de trabalho do colaborador.
Além da importância disso estar claro nesses dois documentos e for de conhecimento do motorista, ainda há a necessidade de investir em tecnologias que auxiliem na identificação do condutor, certo? Ou será que o mais adequado seria o gestor de frotas sair perguntando um por um dentro da empresa para descobrir quem cometeu o ato de infração?
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As corporações inovadoras e competitivas já aposentaram a papelada e as pranchetas. Ao optarem por soluções tecnológicas, garantem mais precisão e agilidade e, consequentemente, mais economia e maior assertividade nos processos.
Empresários e gestores de frota relatam que, após a instalação das tecnologias Quatenus, os motoristas se conscientizam que estão sendo monitorados. Com isso, ocorre redução considerável no custo mensal do combustível pois as possibilidades de desvios sem autorização são, praticamente, zeradas.
As irregularidades cometidas pelos colaboradores podem ser vistas em tempo real. Dados como excesso de velocidade, uso de celular ao volante ou transporte de pessoas não autorizadas no veículo podem ser acessados pelo gestor de frota a qualquer momento.
“Além de receber uma notificação de um órgão externo, você, internamente, tem como reafirmar que essa informação é verdadeira ou não.” Charles Scheel, proprietário da Virtus
Uma pequena empresa precisou demitir dois colaboradores logo no primeiro dia de utilização da tecnologia Quatenus. Os motoristas haviam infringindo a política de frota da organização.
Em outra empresa, em apenas um mês, nove motoristas foram desligados por justa causa por cometerem irregularidades com os veículos da instituição.
A tecnologia Quatenus permite acompanhar e rastrear os motoristas. Com esses dados, a empresa pode criar um ranking dos melhores e piores condutores, a partir disso, o gestor de frota consegue avaliar melhor como estão se saindo.
Consegue verificar possíveis falhas e estruturar treinamentos mais eficientes para realizar com seus motoristas.
O ranking dos colaboradores permite a comparação das seguintes informações:
Com esses itens, os gestores de frotas e as empresas têm maior controle da rotina dos motoristas. Se necessário, essas informações podem ser disponibilizadas aos clientes. Essa transparência aumenta a competitividade da empresa no mercado.
Fundada em 2011 e com presença em mais de dez países em quatro continentes, a Quatenus é a pioneira no sistema de identificação de motorista via RFID (perfil de condução) no Brasil. Especializada no rastreamento direcionado à gestão de frotas e de ativos, segurança e telemetria, a Quatenus oferece tecnologia SaaS – Software as a Service e é certificada por mais de 30 mil clientes e 300 mil usuários.
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