Por que descobrir o ciclo de vida dos veículos da sua empresa?

Tudo tem uma vida útil. Os veículos também. Quando o gestor desconhece os veículos que compõe a frota da empresa e não gerencia seu ciclo de vida, ele deixa de atuar pro-ativamente e pode comprometer a saúde financeira da corporação. Por outro lado, aquele que determina o ciclo de vida da frota, com base no histórico dos veículos, pode gerar excelentes resultados. Isso porque o gestor consegue prever o tempo que ficará com os veículos e também decidir qual o melhor momento para trocá-los.
A partir de um determinado momento, os custos com manutenção, a perda de produtividade e a falta de segurança não compensam continuar com os mesmos veículos. Por isso a necessidade do gestor de frotas monitorar os dados de seus veículos.
Conhecer o ciclo de vida dos veículos de sua frota impacta de diferentes formas a empresa. Isso porque ela afeta o Total Costs of Ownership (TCO), ou seja, o custo total de propriedade. Além disso, o correto gerenciamento da vida útil da frota evita problemas e permite modernizar a operação e os serviços da empresa. O custo total de propriedade é o cálculo geral dos custos diretos e indiretos envolvidos na compra de um produto ou serviço. Isso inclui o valor da aquisição, como também aqueles relacionados à operação e manutenção do bem.
O TCO é o dado que indica se um investimento terá retornos positivos ou negativos. No caso de frotas, os valores a serem considerados, além da aquisição dos veículos são:
Soma-se a eles o valor residual, relativo à depreciação do veículo, seja ela natural ou não. Inclua qualquer outro valor que esteja envolvido na operação da frota. Para este cálculo, o gestor deve ter uma estimativa de quanto tempo permanecerá com o mesmo veículo da frota. O objetivo é que a empresa consiga administrar a frota de forma que ela não se torne obsoleta e não perca tanto valor de mercado. Dessa maneira, é mais tranquilo fazer a substituição dos veículos quando necessário sem que os investimentos sejam muito altos.
Outro ponto muito importante em se conhecer o ciclo de vida dos veículos é a possibilidade de evitar problemas com uma frota velha. Mesmo que bem cuidado, depois de uma certa idade, todo veículo começa a ter contratempos.
Essa é uma questão de segurança que o gestor de frotas deve dar contínua atenção. Acidentes podem colocar em risco a vida de colaboradores ou mantê-los afastados da empresa. Somado a isso, acidentes também podem dificultar entregas e gerar insatisfação nos clientes. Isso interfere diretamente na produtividade da empresa. Veículos que estão em manutenção frequentemente ou estragam no meio do caminho tiram dinheiro do caixa e também impedem que novos entrem. Esperar que um veículo se deteriore para trocá-lo é um erro grande. É falsa a ideia de que os gastos são menores, porque a longo prazo o prejuízo será considerável.
Além de tudo isso, há um ponto que talvez você não tenha ainda parado para pensar. Veículos antigos e mal conservados podem também prejudicar a imagem de sua empresa perante os clientes. Ou seja, inclua entre todos os pontos levantados o prejuízo ao Marketing da corporação.
Por fim, o último ponto a se avaliar sobre conhecer o ciclo de vida da frota é a necessidade de modernização das operações. Cada vez mais em um curto espaço de tempo a tecnologia coloca à disposição do mercado nossas ferramentas e funcionalidades. O setor automobilístico não fica fora desse cenário.
Dependendo do modelo e da marca, leva-se em média cinco anos para que uma linha sofra mudanças significativas. Fato que torna o modelo antigo ultrapassado. Por esse motivo, o gestor de frotas deve se manter atento às novidades tecnológicas dos veículos. Tanto pelo fato de não permanecer com automóveis que perderão bastante valor de mercado, quanto para aproveitar as modificações e modernizar a frota.
Novas tecnologias podem ajudar no dia a dia das operações da empresa e influenciar positivamente na produtividade. É um item importante para ser acompanhado de perto pela gestão.
Quer saber como estipular o ciclo de da vida dos veículos de sua frota e como a telemetria pode lhe ajudar? Preencha este formulário que enviamos a você um material que vai lhe ajudar!
Sobre o autor(a)
Patricia Stahl Gaglioti