Saiba como piloto de rally utiliza rastreador nas competições

Há quase 10 anos, Paulo Góes viveu sua primeira experiência em um rally. Empresário de uma multinacional, descobriu a vocação pelo esporte após participar de um Rally Universitário na cidade onde reside, em Joinville-SC. Desde então, tem se dedicado à carreira de piloto de rally, disputando importantes campeonatos pelo Brasil.
Após um episódio de arritmia cardíaca, Paulo decidiu rever sua rotina. “Eu trabalhava até 16 horas por dia. Depois desse episódio, percebi que eu precisava criar uma rede de pessoas em quem pudesse confiar o trabalho. Também precisava me dedicar a um esporte”, explica.
Em 2009, quando participou pela primeira vez de um rally, a bordo de um Audi A3, Paulo ficou em 10⁰ lugar. No ano seguinte, o piloto estreou no Rally Mitsubishi, na categoria Graduados. Participou de competições locais em Santa Catarina e aos poucos foi se inserindo em outros campeonatos, inclusive em outras regiões.
Muita lama durante Rally Mitsubishi
Crédito: Divulgação
Conforme portal Tulipa Rally, na edição do Transcatarina em 2017, Paulo conquistou o quinto lugar. Outras provas e pódios merecem destaque: foram três campeonatos conquistados pela Mitsubishi Nordeste, dois pela Mitsubishi Sudeste, Transbahia, Rally SP e Rally MG.
O perfil inicial que o piloto escolheu foram os rallys de regularidade. Agora, a aposta é em velocidade. “Também iniciamos no Rally de Velocidade Cross Country e já no primeiro ano, em 2017, fomos campeões do Brasileiro na categoria T2, ganhando várias etapas e também conquistando o segundo lugar no Rally dos Sertões pela categoria TR4”, comenta Paulo.
Piloto e navegador conquistam 2º lugar no Rally dos Sertões 2017
Crédito: Magnus Torquato – Fotop
Paulo é exigente com a sua performance. “Gosto de estudar cada prova, a parte logística que ela envolve e como a tecnologia pode ajudar. Quero ser competitivo e isso exige dedicação de todos os envolvidos”, comenta o piloto de rally. Por mês, Paulo participa de duas provas. Só em 2018, irá correr 24 provas.
O bom desempenho nas provas é fruto do trabalho em equipe e uso de tecnologia. Apesar de muitos verem a imagem do piloto e navegador, existe uma estrutura robusta de suporte: uma equipe com 10 profissionais e um caminhão para transportar os carros de competição.
Confira o depoimento completo do piloto:
Com a utilização do Quatenus, Paulo explica que é mais fácil acompanhar o planejamento logístico e a segurança dos carros de competição.
Paulo Góes – Empresário de uma multinacional e Piloto de Rally
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Localização do veículo, tempo de parada em locais, tempo de deslocamento, são os principais recursos do sistema Quatenus que o piloto utiliza para acompanhar seus veículos. Os resultados são confiabilidade na logística e segurança.
Principais recursos do Quatenus utilizados por Paulo Góes
Paulo explica que a equipe operacional utiliza o rastreador frequentemente. “Nosso pessoal de apoio fica na base e durante as provas, eles precisam saber se a gente precisa de alguma coisa. Se eles olharem no rastreador e virem que a gente parou, aciona a equipe porque alguma coisa deve ter acontecido”.
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Sobre o autor(a)
Lygia Veny Casas