O que é melhor para a frota: manutenção corretiva ou preventiva?

Sabe aquele princípio básico da gestão de que sempre vale a pena se antecipar aos problemas em qualquer que seja a área da empresa? Ele se aplica muito bem na gestão de frotas. Se você conhece o impacto que as manutenções têm sobre os gastos com a frota, porém ainda está em dúvida se é melhor fazer a preventiva ou a corretiva, este material vai lhe mostrar todos os pontos que você precisa analisar. E ao final, não haverá dúvidas de que a manutenção preventiva será sempre a melhor decisão.
Antes de tudo, é preciso saber qual a diferença entre manutenção corretiva e manutenção preventiva. Vamos aproveitar a explicação completa que o Chief Financial Officer (CFO) da Quatenus, José Luís Pereira, deu em um dos episódios do Podcast Quatenus Station sobre o assunto:
A manutenção preventiva refere-se à verificação periódica dos diferentes componentes do veículo. Por meio dela é possível identificar, antecipadamente, possíveis falhas ou quaisquer situações que possam interferir na operação.
As revisões por quilometragem, troca de óleo e demais fluidos, troca de pneus, amortecedores, discos de freio, sistema de iluminação. Esses e outros itens devem ter manutenção frequente para prevenir situações indesejadas e gastos extras.
A manutenção corretiva é realizada quando o veículo quebra de forma inesperada ou acaba tendo algum sinistro em razão de acidentes no trânsito. Os custos de uma manutenção corretiva são mais altos quando comparados à preventiva.
Por não ser planejada, envolve substituição não programada de peças, mão de obra, além do custo de manter um veículo parado, que prejudica o planejamento de entregas e afeta diretamente a logística do negócio.
“Em situações de acidentes causados pela falta de manutenção preventiva dos veículos, os prejuízos financeiros costumam ser ainda maiores, devido aos custos tanto para consertar o veículo quanto para ressarcir prejuízos de terceiros, por exemplo” – José Luís Pereira – CFO da Quatenus
Os maiores benefícios de uma manutenção preventiva da frota é a organização e planejamento do gestor. Permite que o mesmo tenha controle da situação para que esse momento de pausa não gere impactos na operação ou tenha o menor impacto possível. Ter a correta manutenção também evita que o veículo quebre no momento do transporte e deixe o cliente sem o serviço cumprido.
Se um veículo quebrar porque não teve manutenção preventiva, existe todo um custo associado para reparar o veículo fora do seu ambiente conhecido. Mudar peças da frota lá no meio do mato, por exemplo, é bem mais difícil e custoso do que fazer isso na cidade, concorda?
Fazer a manutenção na quilometragem correta também permite evitar um desgaste acentuado de peças e custos extras, além de manter a atividade constante dos clientes. E se a frota estiver parada por falta de manutenção preventiva, a operação será prejudicada e haverá perda de dinheiro, podendo até prejudicar a imagem da empresa. Já pensou se um de seus clientes não é atendido pois não há veículo disponível para cumprir o serviço por estar parado por falta de manutenção?
Dependendo do tamanho da frota, é possível até mesmo avaliar se vale a pena ter instalações próprias para a manutenção ou se vale fazer um acordo com empresas de manutenção. É necessário avaliar cada cenário. Mas o fundamental é ter um sistema de gestão que possa de fato ajudar no controle e nas ações preventivas e com isso evitar gastos extras.
Ter os dados online é um grande mecanismo para resolver os problemas da frota. Em tempo real, é possível saber se um veículo está consumindo mais ou se está andando mais quilômetros para fazer o mesmo percurso. Isso permite ao gestor entrar em contato com o motorista na hora do ocorrido e saber o que está acontecendo e de que forma é possível controlar ou mudar o impacto daquela ação. Pode ser que o motorista esteja em uma rota diferente porque a rodovia está bloqueada, por exemplo. Aí você pode avaliar se faz mais sentido seguir outro trajeto ou esperar.
Por meio do sistema de rastreamento e telemetria é possível saber também cada vez que a frota é abastecida. E por geolocalização, saber se ali é uma bomba autorizada pela empresa ou se o combustível é de boa qualidade. Isso também é uma forma de contribuir com a manutenção da frota.
Pode ter certeza que se as manutenções preventivas da frota forem realizadas conforme o planejamento, o número de manutenções corretivas necessárias irá diminuir bastante e os custos também.
Imagine que mensalmente você terá um gasto de manutenção com a frota. Supondo que o valor por veículo seja de R$250,00 e sua empresa tenha 50 veículos. Seu custo fixo por mês será de R$12.500,00. Algumas empresas deixam de fazer essas manutenções mensais para cortar custos, mas não percebem o risco que estão correndo.
Supondo que um dos veículos se envolva em um acidente em uma rodovia porque o freio parou de funcionar. Por este motivo acaba colidindo com outros dois veículos e capotando. Dá pra imaginar o quanto a empresa terá de gastar para cobrir todos os gastos com o acidente? Com certeza, muito mais que os R$ 250,00 mensais.
Aquele corte de custo impensado pode gerar muitos outros desnecessários. Portanto, lembre-se que fazer manutenção preventiva se trata de:
Os dados sobre acidentes de trânsito sempre preocupam. De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito representam um custo estimado de 1 a 3% do Produto Interno Bruto dos países, levando em conta não apenas o tratamento do acidentado, mas também o que aquelas pessoas deixam de produzir por um período ou definitivamente, dependendo da gravidade do acidente. Para efeito de comparação, os gastos com a educação brasileira em 2019 foram de pouco mais de 5% do PIB.
Um estudo brasileiro realizado em 2014 e publicado em 2015, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal reforça o alerta da OMS. O custo naquele ano, somente com o tratamento imediato de saúde de acidentados, foi de R$ 40 bilhões, o que representou 0,73% do PIB (que no Brasil foi R$ 5,5 trilhões em 2014).
As maiores causas de acidentes têm relação com o fator humano (falta de atenção, velocidade acima do permitido, mistura de álcool e direção, desobediência a sinalização). A manutenção preventiva dos veículos, com certeza, ajuda a reduzir o risco de acidentes e melhora a segurança do colaborador. Se já temos o fator humano como causa principal de acidentes, imagine se juntar a isso um veículo sem a manutenção adequada? É problema na certa. Veículos sem manutenção triplicam as chances de acidente nas estradas.
O tipo de condução do motorista também é importante. O cuidado nas travagens e frenagens, as verificações dos itens antes de sair para uma viagem. Todo o cuidado que o motorista possa ter com o veículo, impacta na sua segurança, mas também gera impacto em manutenções extras que possam a ser necessárias.
Veículos que trafegam diariamente precisam de constante manutenção. Se as revisões não forem feitas periodicamente, os custos para consertar os problemas, após eles ocorrerem, serão bem maiores. Se você tem um veículo particular sabe bem que ele pode deteriorar rápido se não houver cuidado. O mesmo ocorre com a frota: quanto mais cuidado, mais tempo levará para ser necessária a substituição da frota.
Em empresas é muito comum haver a necessidade de renovação constante da frota. É uma tentativa de manter a logística sempre eficiente e, também, de reduzir os custos com o transporte, já que veículos mais novos e modernos tendem a ser mais econômicos em diversos aspectos.
Contudo, na hora de substituir algum veículo da frota é fundamental que os antigos estejam em boas condições. Tal fato contribui para a valorização na hora da venda, poupando dinheiro da empresa na aquisição de veículos novos, por exemplo. Estabelecer uma rotina de manutenções preventivas é uma das maneiras mais eficazes de prolongar a vida útil dos veículos. Investir em tecnologias que auxiliem no controle do estado destes veículos também é muito importante. E claro, existem pessoas dirigindo estas frotas e pensar a segurança delas é um bom motivo para aderir a manutenção preventiva.
Já ficou bem claro que quando uma frota recebe toda manutenção necessária, está menos suscetível a apresentar problemas de maneira inesperada. Claro que as manutenções corretivas podem acontecer, afinal, não temos o controle sobre terceiros nas estradas e rodovias. Mas serão situações específicas.
Agora que você já aprendeu sobre a importância da manutenção preventiva, que tal descobrir o que você não pode esquecer de avaliar quando fizer as da sua frota? Preparamos um EBOOK GRATUITO com 13 itens que merecem atenção na hora de fazer a manutenção preventiva. Para acessar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.
Sobre o autor(a)
Genara Rigotti