O que analisar antes de contratar motoristas para sua frota?

O mundo encara mudanças constantes e dinâmicas. Seja pelo lado positivo da tecnologia, cada vez mais inovadora, ou pela instabilidade da conjuntura mundial, em que não há mais garantia de cenários econômicos favoráveis. Negócios se reinventam, surgem novas profissões, muda o comportamento do consumidor. A única certeza que permanece são as pessoas. E quando falamos de gestão de frotas, a ligação direta é com os motoristas. Será que estão qualificados para encarar os desafios da nova economia? Esta é a pergunta-chave que deve estar na mente do gestor de frotas na hora de contratar motoristas para evitar problemas no futuro.
Sim, parece o óbvio, mas por vezes o automático se antecede e não se dá a devida importância antes da contratação de colaboradores. Acredite, há vantagens consideráveis para “frear a pressa” e buscar o profissional que vai de fato ser a extensão da empresa. Até porque, a tarefa é desafiadora em encontrar um bom motorista que alie o conhecimento técnico às competências comportamentais e esteja conectado com as exigências do mercado. Por outro lado, quando a contratação é acertada a empresa ganha um colaborador e não um mero empregado. Isto sem contar as inúmeras vantagens em contratar motoristas capacitados.
Estes são alguns motivos que valem a pena apostar na seleção criteriosa e rigorosa. Lembrando que além de investimento de tempo, o processo de recrutamento também representa um elevado custo à empresa. Isto é, uma contratação errada pode trazer prejuízos financeiros. Alerta redobrado para os gestores analisarem bem os futuros motoristas para as suas frotas.
Outro ponto é a representatividade do motorista dentro e fora da empresa. Já parou para imaginar que ele é o contato entre a empresa e o cliente, a empresa com o fornecedor, a empresa com a cidade?. O desempenho do atendimento deste profissional coloca a imagem da organização na vitrine. Podemos, inclusive, considerá-los como um Marketing Direto, por que não?
Imagina a cena. Chega o motorista em qualquer ponto de destino. Como ele se apresenta? Sou fulano da empresa X. Vestindo a marca no peito. Utilizando o veículo “oficial”. É o representante da empresa enquanto visibilidade externa. Outro ponto a ser considerado é a responsabilidade quanto às falhas internas durante o horário de serviço ou não, com o veículo da frota. Se ocorrerem, podem acarretar prejuízos na imagem corporativa e até para o próprio gestor.
Síntese: um motorista não é apenas um condutor de veículo, ele ocupa importância fundamental na cadeia logística e suas conexões.
Por onde começar? Primeiramente, é bem-vindo procurar referências de profissionais motoristas e empresas com o perfil desejado. Em segundo, descrever o perfil para o cargo junto ao profissional de RH, que compreenderá a real necessidade do gestor para captar no mercado. E, por terceiro, ter a clareza dos objetivos da empresa para detectar se há afinidade com os candidatos durante a seleção.
Consideramos 5 dicas essenciais antes de contratar motoristas para a sua frota:
“Ah, mas não tem tanto oferta de mão-de-obra qualificada no Brasil”, muito se escuta em relação ao segmento. Em parte, é fato. Então mais um motivo para redobrar a atenção na contratação para evitar dor de cabeça futura e, inclusive, ter este diferencial na empresa.
Se antes se buscava produtividade máxima com custos mínimos, agora se tornou necessidade. É regra. É preciso ser ágil e ter equipe comprometida pelo mesmo foco, uma das árduas tarefas do gestor de frotas. Se puder contar com motoristas qualificados, já é 50% da missão cumprida podendo direcionar o tempo e energia para melhorar os resultados estratégicos da empresa.
Do contrário, o barato poderá sair caro e o gestor de frotas ficará envolvido só no operacional ao gerir pessoas. Motoristas desqualificados podem acarretar prejuízos irreparáveis à empresa. Como?
Ok, há clareza no perfil e nas vantagens em contratar um motorista profissional, ao mesmo tempo que existe a dificuldade em encontrar esta mão-de-obra qualificada no Brasil. Como resolver? A virada de chave está em enxergar a oportunidade para mudar o cenário. Muitas vezes está ao alcance da empresa e do gestor investir na capacitação do time, seja interna reciclando os atuais ou externa ao preparar novos talentos.
E o momento se mostra propício a esta estratégia. Segundo pesquisa do LinkedIn, num estudo chamado de “Profissões Emergentes”, a profissão de motorista está entre as 10 mais emergentes em 2020, sendo que a demanda anual por essa função aumentou uma média de 68% nos últimos cinco anos.
Se aumentou a demanda, cria-se a oportunidade para potencializar o uso da gestão de frotas. Assim a empresa também passa a ser corresponsável em manter uma equipe atualizada. Afinal, os veículos estão cada vez mais modernos, tecnológicos e inovadores com sistemas que a maioria dos motoristas não têm condições de acompanhar. Ao oferecer treinamentos constantes, a empresa garante um serviço de alto nível, seguro e fidelizado.
Para ajudá-lo neste desafio de contratar motoristas qualificados, preparamos um material detalhado com os 5 principais pontos para analisar antes da contratação. Clique aqui para fazer download e receber este bônus especial.
Sobre o autor(a)
Quatenus