Novas tecnologias em gestão de frotas para redução de risco

Um bom exemplo de evolução tecnológica aplicada ao setor automotivo são as soluções desenvolvidas para o controle da desatenção do condutor, a qual se inclui o uso de celular e smartphone, estando esta entre as principais causas de sinistralidade e óbitos no trânsito atualmente. O emprego de inteligência artificial (IA) combinada com sistemas especializados de processamento e transmissão de vídeos em tempo real, resultou numa classe de sistemas automatizados, que se designam por ADAS ou DMS, cuja principal função é notificar o motorista instantaneamente durante uma situação considerada de risco e auxilia o condutor a evitar acidentes, assim como permite aos responsáveis pela gestão de frotas avaliar o modo de condução e status dos motoristas. Esta tecnologia é base para a maioria dos sistemas de condução assistida, semi-automática ou automática.
Se você é dono ou responsável pela gestão de frotas da sua empresa, sabe que o trânsito é um grande desafio no país. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada 1 hora morrem 5 (cinco) pessoas vítimas de acidentes de trânsito. O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Avançada do Ministério da Economia, publicou em Junho de 2020 um Estudo onde estima que a sociedade brasileira suporta custos anuais acima R$ 50 Bilhões em acidentes de trânsito. Agir preventivamente investindo em sistemas e tecnologias, como câmeras no interior e/ou exterior dos veículos da frota e sistemas ADAS e DMS, aumenta a segurança dos seus motoristas, ajuda a evitar que eles estejam nesse índice e ainda auxilia na redução das taxas de sinistralidade na sua gestão de frotas.
Mesmo com a existência de leis de trânsito e regras da Política de Frota, e oferecendo treinamentos constantes sobre o modo correto de condução, é preciso ficar de olho e ter um controle maior sobre o que acontece no interior dos veículos da sua gestão de frotas durante os trajetos.
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Entre 2010 e 2017, foi registrado uma média de 21 mortes por dia nas rodovias federais do Brasil, segundo o Anuário Estatístico de Segurança Rodoviária. As causas mais comuns dos acidentes de trânsito que resultaram e continuam a resultar em mortes são:
Estas causas geram a maioria dos sinistros que, quando somados, de acordo com o IPEA, geram o custo anual de 50 bilhões de reais, sendo que os sinistros com vítimas fatais, embora sejam apenas 5%, representam 35% dos custos totais. O custo econômico de um acidente com vítimas fatais ou lesões graves é enorme, quer no que concerne aos custos diretos materiais e de socorro e tratamento às vítimas, mas sobretudo quando contabilizamos a perda de produção e geração de riqueza futura das vítimas.
Os acidentes de trânsito anualmente matam cerca de 45.000 pessoas e causam lesões graves em mais 300.000 pessoas, sendo assim uma das principais causas de morte no país e um fator de empobrecimento e diminuição de riqueza de elevada magnitude.
Mesmo sendo verdade que a maioria dos óbitos ocorre com motocicletas e sabendo que o profissionalismo de muitos motoristas é certamente um importante fator de redução de sinistralidade, não deixam de ser impressionantes em número e em impacto econômico a quantidade de sinistros causados em classes de transporte profissionais, sejam estes ônibus, caminhões e veículos utilitários.
Se nos atentarmos à realidade de que a maioria dos sinistros se poderia realmente evitar com práticas proativas de prevenção e redução de risco e de custos e impactos associados a este risco, entendemos que além da enorme redução de custos que as políticas de engajamento preventivo proporcionam, faz parte da responsabilidade social de qualquer agente econômico no setor de transportes e mobilidade, contribuir para prevenção e redução desta calamidade pública, agindo e adotando soluções que lhe permitem reduzir as principais de sinistro, sejam elas no sentido de controlar e gerir velocidade, eliminar sobre-esforços e situações de fadiga, auxiliar o motorista a evitar ou reduzir as distrações e garantir a sua capacidade de reação em imprevistos que sempre ocorrem em período de condução.
O impacto econômico de roubo de cargas quando comparado com o impacto econômico da sinistralidade é na razão de 1 x 50 (custos de 1 bilhão em roubo de carga para custo de 50 bilhões em sinistros). E no caso das empresas acrescem ainda os custos de imagem.
Os sistemas de prevenção de acidentes e segurança no trânsito, denominados ADAS e DMS, são sistemas especializados e inteligentes de processamento e transmissão vídeos curtos (shorvideos), em tempo real, que utilizam técnicas de inteligência artificial e machine learning para identificar eventos considerados de risco e assim gerar alarmes e notificações naquele exato momento. São tecnologias que permitem que você, proprietário e gestor de frota, tenha a possibilidade de reduzir as taxas de sinistralidade dos veículos. E por que?
O sistema ADAS capta e processa imagens do exterior do veículo, através de câmera instalada no para-brisas voltada para frente e do ponto de vista do condutor. O ADAS é proativo e inteligente na assistência ao motorista, sendo que, baseado na velocidade e distância em relação a outros veículos, acostamento, faixas de sinalização ou qualquer obstáculo, ele calcula a aproximação e gera alertas ao motorista na cabine quando registra alguma situação de risco que exceda os seus parâmetros de segurança. Ou seja, o sistema identifica os riscos e alerta o condutor antes que o mesmo perceba o potencial de acidente. Esses alertas são feitos por meio de sinais sonoros e mensagens distintas e são acionados quando:
Imagem sistema Quatenus
Esse alerta de risco é acionado quando o sistema ADAS identifica um risco de colisão direta, que é considerado quando o veículo conduzido se aproxima rapidamente de outro veículo ou objeto à frente, abaixo do limite de distância segura. Nessa situação, o sistema gera um alerta ao motorista na cabine e grava um vídeo, enviando-o para a plataforma de monitoramento Quatenus.
Imagem Sistema Quatenus
Por estar monitorando continuamente a distância e avanço do veículo em relação aos demais veículos e objetos na via, quando o ADAS detecta que o espaço entre eles está abaixo do considerado seguro, o sistema gera um alerta ao motorista na cabine e grava um vídeo, enviando-o para a plataforma de monitoramento Quatenus.
Imagem sistema Quatenus
Ao fazer a troca de faixa sem sinal de seta ou ficar trocando repetidas vezes de faixa, situação bastante insegura e muito comum em rodovias, o ADAS alerta o condutor da infração cometida e grava um vídeo enviado para a plataforma Quatenus, onde ficará registrado o comportamento irresponsável do motorista para futuras ações.
Como você pode ver, o ADAS é um sistema que monitora o que acontece fora do veículo, e avisa o motorista sempre que detectar um risco de forma a que este possa corrigir/mitigar e desta forma possa evitar acidentes. Para além da notificação ao motorista, o sistema ainda assegura o registro dos eventos de risco; com “short-videos” gravados antes e depois do evento. Porém, ainda é possível melhorar essa prevenção com o sistema DMS.
Se o ADAS é especializado nos riscos externos, o DMS foca no monitoramento do motorista através de câmera instalada no painel focada no rosto do condutor e consegue detectar em tempo real os seguintes eventos de risco:
**Na imagem acima uma caneta foi utilizada para simular a ação de fumar
Imagem Sistema Quatenus Falando ao Celular
Imagem Sistema Quatenus Mexendo no Celular
Os sistemas ADAS/DMS foram desenvolvidos para o uso combinado, monitorando e alertando sobre o que ocorre dentro e fora da cabine, simultaneamente, sendo que além das notificações em tempo real dentro da cabine, fazem também o registro e processamento de “short-video” do evento ou situação de risco, que serão armazenados na plataforma Quatenus, para que você tenha uma gestão completa da sua equipe e frota!
Pensando sempre na segurança e controle das informações, todos os eventos de risco, ou “short-video”, são registrados com localização geográfica exata (lat, long) e um carimbo de data/hora, com precisão científica irrefutável, que fica associado ao evento e salvo para uso futuro, ou seja, são registros incontestáveis sobre os comportamentos indevidos dos condutores, que auxiliam na tomada de decisão e ações de prevenção de riscos.
Além dos diversos benefícios que o sistema ADAS/DMS proporciona, da economia e da maximização dos recursos, com os eventos de risco gerados em tempo real dentro da cabine, os condutores sabem que estão sendo monitorados e registrados, e tendem a assumir um novo padrão de comportamento, assumindo um viés de maior prudência e prevenção de risco à acidentes, cabendo ao gestor de frota estabelecer métricas e políticas de incentivos às condutas que deseja reforçar em sua equipe.
Ter a tecnologia como aliada na prevenção de acidentes e aumento de segurança pode fazer com que você, como gestor de frota, tenha o menor número de prejuízos possíveis. Além das informações geradas pelo sistemas ADAS e DMS, o sistema de rastreamento e telemetria ao ser instalado nos veículos auxilia na gestão de frotas e controle dos ativos da organização. Conheça alguns dos benefícios:
A Quatenus é uma empresa de rastreamento e telemetria, gestão de frotas e risco que trabalha diariamente oferecendo ferramentas que possibilitem maior segurança nas operações. Nosso sistema pode ser utilizado antes, durante e depois de um imprevisto, como no caso dos acidentes de trânsito, possibilitando prevenção, controles, alertas e a prova de que a sua frota, bem como a sua empresa, são sérias e comprometidas com a segurança na estrada.
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Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez