Como a localização inteligente aprimora dados coletados pela IoT

A Internet das Coisas, que tem a sigla IoT (em inglês), é um ponto de virada entre empresas e consumidores. São mudanças que influenciam e ainda vão influenciar muito o nosso modo de viver.
Muitas empresas já estão utilizando análise de dados gerados por sensores habilitados para a IoT, com o objetivo de otimizar operações. Até 2020, a previsão é de que a IoT movimente U$ 1,7 trilhão, segundo projeção da International Data Corp (IDC).
É importante compreender que sobre a IoT tudo acontece em algum lugar. Você certamente já ouviu o termo “nuvem” (ou “cloud”, em inglês). Isso significa que podemos trabalhar globalmente, podendo processar volumes gigantescos de dados com custo reduzido e de uma maneira simplificada. A revolução tecnológica nos proporcionou mobilidade, conectividade, tempo real das coisas, informações compartilhadas em nuvem e big data.
Um dos exemplos é o Aplicativo de rastreamento e telemetria Quatenus, que uma das suas funções, é mostrar a condição do trânsito em tempo real.
Veja o vídeo:
Para desfrutar da Internet das Coisas é preciso o reconhecimento da localização em tempo real, a qual é informada a partir de ferramentas e softwares de Sistema de Informação Geográfica (GIS). Ou seja, é preciso sensores e gateways para todas as coisas. Ao coletar e analisar os dados de equipamentos e máquinas, as empresas podem aumentar a produtividade, diminuir ou eliminar o tempo de inatividade e gerenciar melhor o trabalho.
E quando falamos de gerenciar em tempo real informações com contextos geográficos, estamos falando de prevenção e gerenciamento de riscos. A Quatenus acredita ser esse o principal ganho da IoT no uso de rastreador: gerir risco em tempo real por meio de eventos inteligentes. Ou seja, cuidar melhor de veículos, cargas e pessoas, via celular, tablets e dispositivos mobiles. A internet é dos negócios, das pessoas e das coisas e, em um futuro nada distante, teremos a possibilidade de nos conectarmos à tudo isso.
Aproveitar a IoT implica em obter um nível de conhecimento de dados e análises que muitas empresas ainda não têm. Por isso acreditamos que pensar na utilidade dos dados é tão importante quanto capturá-los. Por isso, a Quatenus vem ajudando muitas empresas a compreender padrões de comportamento em trânsito, tanto do motorista quanto do veículo, para garantir a eficiência e produtividade nos negócios.
Sobre o autor(a)
Quatenus