Como fazer a identificação de motoristas na sua frota

Para os profissionais da área de logística, não saber quais são os motoristas que estão conduzindo os veículos da frota pode ser um problema, afinal, caso aconteça alguma infração com o veículo o gestor não saberá de quem cobrar. Por isso, buscar bons resultados é uma etapa essencial para trazer eficiência nos serviços. E para evitar mais problemas, saiba como fazer a identificação de motoristas, de uma forma adequada e tecnológica.
A não identificação do condutor, por esquecimento ou falta de vontade, pode gerar problemas futuros tanto para os gestores quanto para as empresas. Veja abaixo três consequências da não identificação:
#1 Excesso de velocidade: condutores não identificados tendem a ultrapassar os limites de velocidade. Por quê? Porque sabem que o gestor de frota não terá a informação de quem estava dirigindo o veículo. Dessa forma, os condutores acabam tendo mais “liberdade” para pisar no acelerador e ultrapassar o limite de velocidade.
#2 Multas de trânsito: se um dos veículos da empresa for multado e o gestor não tiver um sistema que identifique quem estava dirigindo, ele não terá como saber quem cometeu a infração. Não tendo essa informação, o gestor não consegue agir com os procedimentos legais perante a situação.
#3 Falta de cuidado com o veículo: freadas bruscas, má utilização, sujeira e o percurso por rotas mais longas são apenas alguns dos inúmeros hábitos que os motoristas têm o costume de praticar. Sem a tecnologia Quatenus, você não terá como saber qual dos seus condutores não está fazendo uma boa utilização dos veículos.
De acordo com a fonte Portal do Trânsito, os acidentes de trânsito geraram gastos de mais de R$21 bilhões apenas em 2012. Isso é, 12 vezes mais do que os custos relacionados aos roubos e furtos de carga no Brasil, que chegou a R$1,7 bilhão (em média).
Este número relacionado aos gastos dos acidentes de trânsito inclui todos os custos que as empresas acabam tendo. Despesas médicas, afastamento dos funcionários, retirada do veículo das ruas, conserto da frota e até mesmo das mercadorias afetadas ou perdidas são alguns dos prejuízos.
Muitos dos casos de acidentes no trânsito acontecem por pequenos descuidos e infrações, como a utilização de celulares e falta de atenção ao volante. A facilidade para evitar que esses casos aconteçam podem ser uma realidade da sua gestão de frota. Apesar de haver várias causas de acidentes de trânsito, estas podem ser agrupadas em quatro grupos de riscos:
Um exemplo desses descuidos, é quando o gestor já sabe qual motorista está dirigindo determinado veículo. Ele não precisará entrar em contato por telefone para ter essa informação, evitando assim, atrapalhar o condutor na estrada.
Ao utilizar a tecnologia de rastreamento e telemetria Quatenus, a empresa pode aumentar o controle e diminuir os custos extras. E o prejuízo de não conseguir identificar os desvios de conduta dos veículos, não será mais um problema. Veja o porquê:
Cartão RFID
Tendo essa informação em mãos, a empresa pode responsabilizar o motorista pelos danos na frota. Quer saber agora quem está conduzindo o veículo da sua empresa?
Veja no vídeo tutorial quais são os passos que devem ser seguidos:
Também é possível saber se o colaborador fez ou não a identificação ao entrar no veículo através da plataforma Quatenus.
Saiba como identificar os condutores com os passos a seguir:
Após concluir esses simples passos, um relatório de viagem do veículo aparecerá na tela e irá mostrar quem era o condutor na data e hora especificada. Caso o condutor não tenha feito a identificação, é possível visualizar todo o trajeto percorrido, o que facilita as buscas, já que você pode conferir nos seus registros quem deveria ter feito a rota naquele dia.
Com o sistema de gestão de frotas Quatenus, muitos gestores puderam melhorar a qualidade da administração dos seus veículos. Veja o que William Escher, proprietário da Messias Materiais de Construção, falou após instalar o sistema:
William Escher, Proprietário – Messias Materiais de Construção
Além dos benefícios citados acima, você também aumenta a confiança nos condutores e melhora os números da sua empresa.
Quer saber mais sobre a identificação de motoristas? Clique aqui.
Sobre o autor(a)
Rodrigo Schatzmann Bonnemasou