Gestor de frota: como garantir a segurança de seus motoristas?

De uns meses para cá, venho escrevendo sobre as principais responsabilidades, características e funções de um gestor de frotas. Além da preocupação com os veículos, que é o básico, o foco de um gestor deve, também, estar direcionado às pessoas. Você sabia disso? Faz parte do papel do gestor de frota implantar uma cultura que aumente também a segurança dos colaboradores.
Muitos gestores sabem dessa responsabilidade, que inclusive é jurídica, mas esquecem dela no dia a dia. É necessário lembrar que ele precisa implementar regras, métodos e ferramentas que façam com que o motorista volte para a casa no fim do dia, são e salvo. Mas, como se faz isso? Investindo em tecnologias avançadas que melhorem suas condições de trabalho e a forma como dirigem. Zelando, assim, por suas vidas e pela vida de terceiros.
No entanto, de nada adianta investir em tecnologia se não houver orientação através de programas de conscientização e treinamento.
Quando insisto em ressaltar a importância de calcular todos os detalhes e prestar atenção em todas as variantes, costumo ouvir dos gestores de frota:
“Estamos com prazos apertados. Não podemos comprometer o tempo de entrega.”
Não dá para deixar para amanhã. Atitudes assim são preocupantes e custam caro a longo prazo (e a curto também).
É melhor arranjar tempo e evitar dores de cabeça futuras. Assim, você garante a segurança dos motoristas e evita danos financeiros causados, principalmente, por acidentes de trânsito.
Falando nisso, fique atento às principais causas de acidentes no trânsito. Trabalhe de forma preventiva para evitar danos financeiro, material e humano.
Os principais causadores de acidentes no trânsito, de acordo com Atlas são:
Milhares de pessoas morrem e tantas outras ficam feridas todos os anos no trânsito. Não queremos que nossos motoristas façam parte desse quadro, não é mesmo?
Você também não quer ser responsabilizado juridicamente por esses danos, tenho certeza. Portanto, saiba que o gestor é considerado corresponsável caso seja negligente com sua frota e essa se envolva em acidentes.
Como dito antes, é preciso criar uma cultura de segurança entre os motoristas de sua empresa. Oferecer orientações, promover rodas de conversas, palestras, conscientizá-los dos riscos e responsabilidades incumbidas à profissão.
O Maio Amarelo, por exemplo, é uma iniciativa do poder público e da sociedade civil para colocar em pauta a segurança no trânsito. O projeto, como o nome já sugere, acontece no mês de maio, no entanto, a conscientização deve ser incentivada e o trabalho realizado durante o ano inteiro dentro das empresas.
Lembre-se. Não deixe para amanhã o que você pode evitar agora.
Além da conscientização, você pode contar com uma grande aliada do gestor de frotas: a tecnologia. Com um sistema de rastreamento e telemetria, por exemplo, você pode monitorar seus motoristas e evitar futuras complicações nas vias.
Os motoristas mudam a forma de conduzir o veículo quando sabem que estão sendo monitorados através do rastreador no veículo.
O gestor de frota consegue perceber essa mudança pois tem acesso ao perfil de condução de cada colaborador. Consegue verificar o antes e o depois e assim identificar uma melhora na atenção no trânsito, redução do excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e outros causadores de acidentes.
Como você viu, o gestor de frotas, além de se preocupar com os veículos, deve assegurar que seus motoristas voltem para os braços de suas famílias no final do dia. A segurança também tem que ser um objetivo da empresa.
Você, como gestor de frotas, tem pensado na segurança de seus motoristas ou apenas na gestão dos veículos? Como você tem implementado a cultura de segurança dentro da sua empresa e entre seus motoristas?
Sobre o autor(a)
João Pedro Alexandre