Gestor de frota: 5 pontos para aperfeiçoar o seu currículo

O currículo é a primeira impressão que deixamos no mercado de trabalho. É a partir da sua análise que as empresas decidem se seguirão adiante com o processo de contratação de um gestor de frota.
Por isso, faço a seguinte pergunta: qual é a impressão que você tem deixado no mercado? Para lhe ajudar, separei alguns pontos que merecem atenção e que podem melhorar a sua trajetória profissional e, consequentemente, o seu currículo.
Se você está inserido no mercado de trabalho, ótimo! Você pode aproveitar as dicas que vou dar para melhorar o seu currículo.
Se está fora do mercado e está disposto a voltar, pode aproveitá-las para analisar o que está faltando no seu currículo e o que pode fazer para melhorá-lo. Tenho certeza que será difícil não causar uma boa impressão a quem estiver lhe entrevistando se você fizer as adequações corretas.
Por atuar no mercado de gestão de frota em razão da tecnologia que ajudei a desenvolver, acabo, muitas vezes, sendo procurado por profissionais da área para aconselhá-los em suas maiores dificuldades, sendo clientes ou não.
Acredito que uma grande parte dessas dificuldades podem estar sendo as suas também. Por isso, separei as principais características procuradas pelo mercado no perfil de um gestor de frota.
Para deixar o seu currículo atraente ao mercado, é imprescindível ter capacidade de inovação. -“Mas, o que é isso João?”
Vou-lhe explicar!
Imagine que você tenha que lidar com uma frota de 200 veículos. Você vai precisar gerir tudo isso, certo? São diversas informações para analisar ao mesmo tempo e, para isso, vai ter que buscar formas inovadoras para lidar com todos esses dados. No mercado, há várias tecnologias voltadas à gestão de frota, é importante conhecê-las e aplicá-las, fazendo das mesmas seu braço direito.
Para gerir com inovação é preciso capacitação. De nada adianta investir em inovações e ferramentas tecnológicas se você não souber como mexer nelas e o que o mercado tem utilizado. Para isso, é fundamental que o gestor busque por cursos e eventos da área. É uma forma de estar atento às novidades, principalmente tecnológicas, e então sugeri-las ao diretor da empresa.
Como no Brasil não há muitos cursos sobre gestão de frotas, uma opção é buscar por qualificação fora do Brasil, como na Nafa, ou em materiais oferecidos por sites, blogs e podcasts de empresas especialistas.
Um gestor de frota não gere apenas veículos, mas também pessoas e cargas. Suas responsabilidades são muitas. Por conta disso, precisa gerir de forma híbrida. Prestando atenção a todos os detalhes que compõem uma frota. Inclusive, no âmbito comercial.
Além disso, é importante ter habilidade de ensinar o que sabe, transferindo seu conhecimento a todos do time.
Como meu amigo e colega de trabalho Ricardo Dalbosco costuma falar:
“O gestor de frota, muito mais do que um tarefeiro, muito mais que um cumpridor de missão, tem que ser alguém com perfil extremamente planejador.”
Faço das palavras dele as minhas. Se você quer melhorar seu currículo para crescer dentro de sua empresa ou entrar em uma outra, precisa ter um perfil planejador. O mercado de trabalho, principalmente do gestor de frota, busca profissionais que tenham planejamento estratégico.
Querem um gestor de frotas que a partir das tecnologias utilizadas e dos dados que elas coletam, consigam analisá-los e tomar decisões para o aperfeiçoamento de sua frota e, não menos importante, para a redução de custos da operação.
É dessa forma que o gestor irá estruturar e manter uma política de frotas, tão necessária para o bom funcionamento da frota e da sua equipe.
Fique atento! No momento de escolher a empresa para qual você enviará seu currículo, estude bem qual é o perfil dela.
O seu deve estar alinhado com o do lugar onde quer trabalhar. Assim, não haverá frustração de nenhum lado.
Se você tem no seu currículo todos os quatro pontos citados acima, busque por uma empresa que se importará com o que você tem a dizer, que lhe fornecerá meios para trabalhar de forma adequada.
Se não tem, veja o que está faltando para ter e busque melhorar.
E mais uma dica, enquanto não conseguir o emprego ou a promoção esperada, continue se qualificando. Conhecimento nunca é demais. Você pode fazer isso por meio do blog e podcast da Quatenus, por exemplo. E não esqueça, mantenha seu perfil atualizado aqui no Linkedin, muitos recrutadores e diretores podem estar de olho em você.
E então? Depois de ler esse texto, ficou motivado em aperfeiçoar seu currículo como gestor de frota?
Esse artigo foi publicado originalmente em meu Linkedin. Caso queira ver esse e outros conteúdos na íntegra, clique aqui!
Sobre o autor(a)
João Pedro Alexandre