Como franquia Ecoville reduziu 30% de combustível controlando a frota

Para uma empresa ter sucesso, além de oferecer um bom serviço, ter um ótimo produto e atender bem o cliente, ela precisa ter uma boa gestão de frota. Sabendo dessa necessidade, Carlos Vinicius de Jesus decidiu investir em um sistema de rastreamento veicular para controlar melhor os veículos e motoristas da franquia Ecoville em São Lourenço do Sul (RS).
A Ecoville é uma empresa de produtos de limpeza residencial e profissional de alta qualidade localizada na cidade de Joinville (SC). Foi fundada em 2007 pela família Castelo que enxergou a oportunidade de entrar no segmento de produtos de limpeza e melhorar a experiência de utilização e compra dos clientes.
Nos quatro anos iniciais, a empresa consolidou o processo de fabricação e adotou o modelo de venda direta. A Ecoville foi sendo reconhecida pelos clientes e pelo mercado. Decidiu então adotar o modelo de franquias para expandir suas lojas.
Entre 2015 e 2016, a empresa bateu recorde de expansão e hoje possui franqueados espalhados por todo o Brasil.
Antes de decidir ser um franqueado Ecoville, Carlos Vinicius de Jesus era revendedor da marca. Conheceu a empresa pela internet e depois de trabalhar durante seis meses, resolveu abrir sua própria loja Ecoville em São Lourenço do Sul.
Fachada da loja em São Lourenço do Sul
Há dois anos, Carlos vende os produtos de limpeza para empresas e moradores da cidade e da região. Além da possibilidade de comprar na loja física, seus funcionários vão de porta em porta para fazer entregas e demonstrações dos produtos.
Para realizar este trabalho, os vendedores utilizam os veículos da empresa, os quais possuem rastreadores Quatenus e são controlados pelo Carlos através do aplicativo no celular e da plataforma no computador.
Dois motivos levaram Carlos a instalar o Quatenus e rastrear sua frota:
O Carlos conheceu o sistema de rastreamento e telemetria Quatenus por indicação de outro funcionário da Ecoville. Este comentou sobre a importância do rastreamento e que outros franqueados já estavam utilizando o sistema para auxiliar nas questões logísticas e no controle dos motoristas.
Com o sistema ele poderia controlar melhor a frota, diminuir gastos com combustível e manutenções, saber se os motoristas estavam utilizando o veículo de forma correta e se estavam cumprindo com o cronograma de entregas.
Visualização do histórico de trajeto – Plataforma Quatenus
São Lourenço do Sul é uma cidade tranquila, possui apenas 45 mil habitantes. Em 2017, nenhum caso de roubo e furto de veículo foi registrado na cidade. Já em 2018, três carros foram roubados em dois meses.
Ter um carro particular roubado já é uma dor de cabeça. Mas ter o veículo da frota roubado, além de dor de cabeça, traz muito prejuízo para qualquer negócio. Um veículo a menos nas ruas significa menos visitas em clientes, menos entregas, motoristas parados e gastos desnecessários.
Essa diminuição de produtividade e aumento de tempo na realização dos serviços interfere diretamente na qualidade do atendimento e na imagem da empresa. O atraso e o não cumprimento das demandas gera insatisfação e consequentemente, perda de clientes.
Carlos não queria ser uma vítima dos bandidos, ter sua frota roubada e perder os clientes que já conquistou. Resolveu então se prevenir e instalar os rastreadores Quatenus nos veículos.
Após começar a utilizar o sistema de rastreamento e telemetria Quatenus, Carlos conseguiu gerir melhor os gastos com a frota, reduzindo custos com combustível e controlando a quilometragem de cada veículo.
Carlos Vinicius de Jesus – Franqueado Ecoville
Fazendo esse controle, ele consegue identificar quantos quilômetros foram rodados por dia e estipular uma meta para vender em mais áreas.
Além de controlar o quanto seus veículos andaram e reduzir o consumo de combustível, Carlos conseguiu aumentar a produtividade dos vendedores em relação as entregas nos clientes.
“A gente vai no monitor e vê qual o carro está mais próximo. Assim fica mais fácil direcionar o vendedor pelo WhatsApp”, comenta o franqueado.
Com a facilidade de manuseio do sistema Quatenus, o franqueado consegue desenhar e mapear as áreas que devem ser visitadas pelos vendedores em cada dia ou semana.
Cerca Eletrônica feita na Plataforma Quatenus
Dessa forma, ele verifica ao fim do expediente se toda a área foi percorrida ou não. “É bem fácil de manusear. O próprio sistema nos mostra a rota feita. Se uma rua não foi feita, no outro dia a gente faz”, afirma Carlos Vinicius.
O franqueado também consegue visualizar o trajeto percorrido pelo aplicativo Quatenus instalado no celular, disponível tanto para sistema iOS quanto para Android.
Ao verificar a localização e o percurso feito pelo veículo, Carlos tem a opção de visualizar o trajeto tanto em modo mapa como em modo satélite.
Outra opção de visualização é o Street View. O franqueado consegue ver a imagem da rua em que o motorista se encontra e verificar se aquele é o endereço correto da entrega.
O acesso às informações detalhadas dos veículos e dos motoristas é possível em função da tecnologia de telemetria avançada Quatenus. Através dela é possível controlar, medir e rastrear os veículos, máquinas ou objetos.
Com essa tecnologia é possível coletar dados importantes sobre a frota e melhorar o desempenho dela e da sua empresa.
Essa redução de custos é possível pois através do sistema de rastreamento e telemetria Quatenus você consegue monitorar os veículos e os condutores.
O sistema lhe permite saber onde está o veículo, o percurso feito, quanto tempo o motorista ficou parado, quanta entregas foram feitas, quantos quilômetros foram rodados, qual foi o consumo de combustível e outras informações que ajudam na qualidade e nos resultados da sua franquia.
A Ecoville e seus franqueados são movidos a resultado. A Quatenus Rastreamento e Telemetria sabe disso e quer ajudar os franqueados Ecoville a alcançar resultados cada vez melhores.
Ricardo Dalbosco – Administrador Quatenus
Todos os franqueados Ecoville, de qualquer lugar do Brasil, têm desconto ao contratar e utilizar o sistema de rastreamento e telemetria Quatenus nos seus veículos.
Veja o que o vendedor externo e treinador dos franqueados Ecoville, Antônio Carlos Skrenkovicz, falou sobre a importância do rastreamento veicular:
Para saber mais sobre o Quatenus e essa parceria, clique aqui.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez