Como a tecnologia pode evitar o uso indevido da frota?

O uso indevido da frota na empresa é uma rotina mais comum do que se imagina. Quando não há um controle ou acompanhamento desse uso, os condutores se aproveitam para usar o veículo em benefício próprio. Veja como a tecnologia pode evitar isso.
Uma empresa de Canoinhas no planalto norte catarinense, passou por esse problema com a utilização indevida de sua frota de Toyota Hilux. O empresário descobriu o uso não autorizado dos carros da empresa.
Através do uso do sistema de rastreamento veicular Quatenus, foi constatado que alguns diretores e gestores utilizavam os veículos da empresa para fins pessoais aos finais de semana sem a autorização.
Um prejuízo gerado por esses colaboradores. Imagine os custos extras com combustível, manutenção e até mesmo riscos civis que a empresa estava pagando com o uso não autorizado dos carros.
Imagine o prejuízo: 47 veículos na frota, destes, 15 eram usados por gerentes aos finais de semana e cada gerente rodava cerca de 400km mensalmente fora do expediente. Colocando na ponta do lápis os custos desnecessários para essa empresa, um carro do modelo Toyota Hilux consome em média 10 Km/L de gasolina.
Veja o vídeo sobre o caso dessa empresa:
Os gerentes rodavam 400 Km mensais fora do expediente. Considerando uma média de R$ 3,80 pelo preço da gasolina nos últimos tempos, o gasto foi de aproximadamente R$ 152 reais de combustível por mês, o que representa um gasto de mais de 2 mil reais que cada um dos 15 gerentes trouxeram para a empresa no último mês..
Muitos casos de uso indevido dos veículos são registrados pelas empresas, não só no final de semana. Durante os períodos de trabalho muitos condutores mal intencionados acham um jeito de tirar vantagem em cima da empresa e a utilização do veículo da frota para fins pessoais durante o horário de trabalho, é uma maneira de fazer isso. Além de gastar mais com combustível, manutenções extras com os veículos, a empresa ainda perde muito tempo de trabalho dos funcionários.
Após começar a utilizar o sistema de rastreamento e telemetria Quatenus, Carlos, franqueado da Ecoville conseguiu gerir melhor os gastos com a frota, reduzindo custos com combustível e controlando a quilometragem de cada veículo.
Carlos Vinicius de Jesus – Franqueado Ecoville
Além de mostrar a rota realizada pelo motorista, o momento em que o carro foi ligado ou desligado e o custo com combustível, você pode configurar um alarme de perímetro ou uma cerca eletrônica para o veículo. Desta forma, sempre que esse veículo entrar ou sair de alguma área que o gestor estipulou, você será notificado no seu celular via SMS e/ou e-mail. Esse é apenas um dos benefícios para os usuários Quatenus.
Cerca eletrônica criada pelo aplicativo MyFleet
Isso porque o aparelho instalado no veículo a ser rastreado, envia as informações para um sistema que você acessa pelo seu computador, celular ou tablet com um login e senha.
Visualização na plataforma de onde estão os veículos.
O aplicativo é muito útil para identificar a qualquer momento do dia, na palma da sua mão, os eventuais usos em horários fora do expediente, como o caso citado acima neste texto.
Saiba como reduzir riscos para a sua empresa e evitar o uso indevido da frota. Cliquei aqui.
Sobre o autor(a)
Ana Paula Padilha