Como essa empresa reduziu o desvio de rotas e o gasto com combustível

A Messias Materiais de Construção, empresa que atua há 15 anos em Joinville (SC), passou a adotar um sistema de gestão da frota e em pouco tempo percebeu mudanças no comportamento de colaboradores. O desvio de rotas diminuiu e a produtividade aumentou.
A empresa possui duas lojas em Joinville, nos bairros Comasa e Costa e Silva.
O resultado imediato foi a economia de combustível, de ligações telefônicas e a redução do tempo das entregas. O proprietário da empresa, William Escher, conta que fez um teste para rastrear inicialmente apenas um caminhão, mas não demorou para instalar o rastreador em toda a frota.
Durante um mês os caminhões foram rastreados sem o conhecimento dos motoristas e ajudantes. Esse tipo de instalação (oculta) é feita de acordo com a preferência do cliente. Esse período foi o suficiente para descobrir desvios de rotas.
Um dos casos que mais chamou a atenção foi o de uma dupla de funcionários. Eles estavam utilizando o caminhão para transportar e comercializar materiais furtados da própria loja. A descoberta foi possível graças ao sistema de rastreamento, o que gerou o desligamento dos funcionários.
Messias Materiais de Construção
O desvio de rotas gera outros problemas como atraso nas entregas (o que gerava reclamação dos clientes), aumento do consumo de combustível, gastos com ligação para verificar onde o caminhão estava e se a entrega seria feita logo.
Depois de um mês, a empresa informou aos motoristas que os caminhões estavam sendo rastreados e que era possível monitorar 24 horas por dia, em tempo real. Toda a frota recebeu um adesivo de identificação.
Veja quais são os principais benefícios do rastreador na gestão da frota:
Esse conjunto de medidas – rastreamento e adesivo – mudou muito a atitude dos motoristas e ajudantes. Eles sabem que a empresa está monitorando e qualquer alteração nós saberemos. Por exemplo, quando notamos que um veículo está muito tempo parado, já verificamos o que houve”, explica William.
De acordo com William, nenhum dos caminhões possui seguro, mesmo sabendo do risco de furto ou roubo do veículo.
William Escher – Proprietário da empresa Messias Materiais de Construção
Para ter total segurança, não basta contar apenas com a tecnologia. É preciso saber utilizá-la a qualquer momento. Por isso a equipe da Messias Materiais de Construção recebeu treinamento durante a implantação do sistema Quatenus e puderam ter agilidade no uso do rastreador.
Confira o depoimento de William Escher, proprietário da Messias Materiais de Construção
Dos recursos disponíveis no Quatenus, veja os 3 mais utilizados pela Messias Materiais de Construção:
#1 – Verificar se o caminhão fez uma curva em alta velocidade ou passou muito rápido por uma lombada, já que isso pode danificar o veículo;
#2 – Perceber se o caminhão está balançando mesmo quando desligado, o que pode indicar um furto;
#3 – Saber se o caminhão está desligado ou não e cruzar com os dados internos para analisar se o caminhão deveria estar ou não em uma entrega.
Com o registro de desligamento do caminhão, verifico nossa planilha interna e se os endereços conferem com os de entrega. Isso fez com que diminuíssemos a quilometragem das rotas”, afirma o empresário.
Conheça a solução ideal para o seu negócio combatendo o desvio de rotas. Clique aqui.
Sobre o autor(a)
Karin Bendheim