10 dicas simples para evitar roubos e furtos de veículos

Medidas simples de precaução podem ter um bom resultado na hora de inibir a ação de ladrões e até evitar roubos e furtos de veículos. Algumas dicas parecem óbvias, elas costumam ser deixadas de lado. Só que é exatamente nesse minuto de desatenção dos motoristas que os bandidos costumam agir.
Por isso, listamos abaixo 10 medidas preventivas contra roubos e furtos de veículos que podem lhe auxiliar no dia a dia.
1 – Cuidado com o local onde você estaciona
Deixar o carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção para evitar furtos e roubos. Mas quando for preciso estacionar na rua, evite locais com pouco movimento ou iluminação. Procure deixar o veículo próximo a prédios que têm guarita.
Veja quais são os locais mais perigosos para estacionar seu veículo.
2 – Não deixe nada visível dentro do carro
Até mesmo sacolas vazias chamam a atenção de bandidos. Qualquer objeto pode ser confundido com algo de valor e atrair os ladrões. Guarde tudo no porta-malas.
3 – Atenção com os adesivos colados no carro
Adesivos de escola e faculdade, por exemplo, podem fazer com que o ladrão pense que você tem muito dinheiro.
Veja quais são os estados onde mais registram casos sobre essa prática criminosa de assaltos e furtos de veículos:
4 – Não guarde documentos no carro
Contas, cartões ou correspondências podem ser usadas pelos ladrões para planejar um roubo à sua casa.
5 – Evite deixar a chave do carro com estranhos
Nem sempre é possível, mas procure evitar entregar suas chaves para manobristas e lavadores. Eles podem fazer cópias rapidamente.
6 – Não namore dentro do carro
Principalmente à noite e em lugares desertos. Parece óbvio, né?! Mas ainda acontece muito. E saiba que essa é uma das principais orientações de prevenção a roubos e furtos de veículos, feitas pela Polícia Militar.
Os roubos e furtos podem acontecer em qualquer horário, até mesmo na luz do dia. Saiba quais são os horários que os bandidos mais praticam o furto ou roubo de veículos:
Fonte: Grupo BB-Mapfre
7 – Planeje sua rota
Quando for passar por ruas desconhecidas, pense antes em um itinerário. Assim você evita entrar em ruas estranhas, transitando devagar e facilitando a ação de bandidos. Use o GPS.
8 – Mantenha distância do carro da frente quando parar em semáforos
Dessa forma você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro de maneira repentina e deixe sempre a primeira marcha engatada. Se um ladrão se aproximar, você conseguirá fugir com mais facilidade.
Veja esse caso de recuperação de veículo:
9 – Olhe bem ao redor antes de entrar na garagem
Preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos sequestros acontecem exatamente quando o motorista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.
Descubra porquê a PM tem incentivado o uso de rastreadores
10 – Utilize equipamentos modernos de segurança
Os rastreadores têm sido bastante eficazes na prevenção a furtos e roubos de veículos. É o equipamento mais avançado entre os já existentes e usados nesse tipo de prevenção. O rastreador Quatenus informa ao motorista onde o carro roubado está e tem a vantagem de permitir a consulta da localização sem a necessidade de ativar a Central de Rastreamento 24h Quatenus.
Você mesmo pode monitorar seu veículo. Quer ver como é fácil?
O rastreador portátil Quatenus é um aparelho menor que a palma da mão
Depois de instalado, o rastreador mostra a localização do seu veículo onde quer que ele esteja. Você pode acessar, pelo celular ou tablet, a localização do seu carro a qualquer momento.
Para facilitar ainda mais, você tem a opção de receber alertas cada vez que seu carro entrar ou sair de algum lugar.
Você pode criar delimitações de áreas e locais que você vai frequentemente. Assim, você recebe um alerta, por mensagem de texto no seu celular ou e-mail, cada vez que seu veículo entrar ou sair da área demarcada.
A criação dessas áreas proporciona um melhor controle do seu veículo e facilita em casos de furto ou roubo.
Leia com exclusividade uma carta escrita por um ex-ladrão de veículos e entenda como agem os criminosos:
Clique aqui e saiba mais.
Sobre o autor(a)
Renata Seliprim