Como a tecnologia tem ajudado os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul a reduzir custos

Uma viatura de pronto socorro capaz de atender ocorrências de combate a incêndios, buscas, salvamentos e emergências médicas custa em torno de R$ 500 mil reais. Já uma viatura tipo ambulância para atendimento pré-hospitalar de emergência fica em torno de R$ 250 mil. O valor de investimento e manutenção é elevado. Veja como os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul consegue reduzir custos com a ajuda da tecnologia.
Segundo o comandante da unidade, Neilor Vicenzi, o uso de rastreador veicular reduziu gastos na manutenção das viaturas e também no consumo de combustível.
Temos vários equipamentos que de alguma forma monitoraram as viaturas. Um deles é o rastreamento veicular da Quatenus, que a gente vem utilizando há dois anos e tem dado resultados excelentes”, afirma o comandante.
Confira o depoimento do comandante:
Para melhores resultados, Neilor conta que além de instalar os rastreadores nas viaturas realizou um trabalho de conscientização e adaptação, principalmente com os motoristas e socorristas.
Neilor Vicenzi – Comandante da Unidade de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul
#1 – Redução de custos na manutenção
O comandante conta que teve uma redução muito significativa na manutenção das viaturas devido ao trabalho de conscientização e também porque os motoristas sabem que estão sendo monitorados. Com isso eles dirigem com mais cuidado e também mais devagar, evitando buracos e outros riscos que a própria via oferece.
Também analisamos o sistema de impacto que o rastreamento Quatenus tem e conseguimos mostrar ao motorista que, se ele tivesse tido mais cautela, poderíamos ter economizado em manutenção. É um trabalho constante de conscientização com o auxilio do rastreamento”, afirma.
Com o rastreamento das viaturas, Bombeiro Voluntário de Jaraguá do Sul reduziu custos de manutenção e combustível.
#2 – Agilidade
Neilor aproveita bem todos os recursos oferecidos pelo rastreamento. Um deles é a cerca eletrônica, que possibilita demarcar uma área e, quando uma viatura sai desse local, ele recebe um SMS no celular. Nesses casos ele já sabe que ocorreu algum problema em alguma cidade vizinha e, imediatamente, liga para a central de emergência para verificar o que é e se é necessário algum tipo de auxílio.
#3 – Gestão
Para mim, o sistema de rastreamento facilitou bastante, afinal a gente não consegue estar em todas as ocorrências o tempo todo. E com a Quatenus consigo monitorar onde as viaturas estão e a que velocidade, seja do escritório ou de qualquer lugar onde eu estiver. Com esse sistema, ficamos ligados o tempo todo, o que facilita a gestão”, explica Neilor.
Plataforma e Aplicativo Quatenus
A tecnologia se tornou uma aliada dos Bombeiros Voluntários. Pois além de reduzir custos, um caso foi de uma vítima de acidente de trânsito que foi até a unidade dos bombeiros para solicitar uma cópia do boletim de ocorrência. Entretanto, havia divergência do horário registrado pelo sistema de ocorrências dos bombeiros e o relato da vítima. Ao consultar os recursos disponíveis, o comandante verificou que a ela estava equivocada.
Analisamos nosso sistema de câmeras internas que gravam toda a movimentação das viaturas e também o sistema de rastreamento Quatenus, onde ficou comprovado que a informação dos bombeiros era a verídica”, explica Neilor.
Saiba como reduzir custos na sua empresa. Clique aqui e conheça todas as vantagens.
Sobre o autor(a)
Karin Bendheim