Como tecnologia reduziu 50% do tempo na gestão de ativos da Manserv

Quando falamos sobre a gestão de ativos, devemos lembrar de olhar para todas as questões que envolvem veículos, máquinas, equipamentos, pessoas, entre outros. Dando atenção a todos os detalhes, as empresas e seus respectivos gestores conseguem tornar as operações mais rentáveis e eficientes.
É pensando nessa rentabilidade, eficiência e na satisfação do cliente que a Manserv, a maior empresa de serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística da América Latina, tem feito uso da tecnologia para fazer a gestão dos ativos e melhorar cada vez mais suas operações.
A Manserv surgiu em 1985 com o intuito de atender à alta demanda por manutenção industrial especializada no país. Nos seus primeiros 15 anos, percebeu que além desse, as empresas procuravam por outros serviços, como:
A empresa que foi criada para atender apenas uma necessidade específica do mercado acabou agregando todos esses outros serviços para expandir estrategicamente. E foi isso que conseguiu, tanto é que está no mercado há mais de 30 anos oferecendo as melhores soluções e produtos aos seus clientes.
Para aumentar ainda mais a eficiência dos serviços oferecidos, a Manserv tem investido em serviços de tecnologia para ter mais segurança e agilidade no monitoramento e controle do que acontece em seus clientes.
A Manserv precisava conhecer melhor seus ativos para atingir os objetivos atuais e expandir ainda mais no mercado de mineração. Por isso, em 2018, criou o Centro de Operações e Excelência (COE) no município de Nova Lima em Minas Gerais.
Equipe Quatenus na visita ao COE em Nova Lima, Minas Gerais
O COE é um estabelecimento que possui uma oficina de manutenção, uma central de controle, células de apoio aos coordenadores de operações locais e células administrativas e de segurança do trabalho. É de lá que a equipe Manserv gerencia toda a frota e ativos das operações, portanto, quanto mais detalhes tiverem, melhor é a gestão e a qualidade do serviço realizado pela empresa.
Para ter acesso a uma maior quantidade de informações e otimizar os processos, a empresa precisava de uma tecnologia avançada que auxiliasse na coleta dos dados. Foi aí que a Manserv decidiu investir em um sistema de qualidade que proporcionasse isso.
A Manserv queria ter acesso a dados que pudessem ser analisados de forma a melhorar o desempenho das operações realizadas pela empresa. A equipe da Quatenus desenvolveu um projeto específico para suprir essa necessidade da equipe da Manserv liderada pelo Bruno Amâncio, Coordenador de operações e ativos da Regional Norte e Centro Leste da Manserv.
Toda a informação coletada até então era feita manualmente e a equipe acabava demorando um bom tempo analisando e verificando a situação dos ativos.
Bruno Amâncio explicando como o sistema Quatenus tem auxiliado nas operações
Por isso, o principal divisor de águas foi o fato da tecnologia avançada da Quatenus possibilitar a medição dos dados em tempo real e em meios digitais, auxiliando os processos realizados pela empresa.
Por meio do sistema Quatenus, a Manserv consegue dividir as informações dos clientes e das operações por regiões, máquinas, tipos de equipamentos e gerências locais. Isso facilita bastante a comunicação entre os líderes e colaboradores, gerando resultados positivos tanto operacionais quanto relacionados à segurança.
Assista ao vídeo no qual o Bruno Amâncio fala um pouco mais sobre os resultados já gerados na empresa com o sistema Quatenus:
A tecnologia Quatenus implantada na Manserv foi pensada para atender quatro pilares das operações:
Com as informações geradas pelo sistema Quatenus, a equipe Manserv conseguiu aprimorar a gestão dos ativos. Agora é possível ter uma maior quantidade de dados, precisos e úteis, para saber:
Todas essas informações auxiliam diretamente na gestão de ativos da Manserv.
O sistema pode ser acessado tanto pelo computador quanto por um smartphone, por meio do aplicativo Quatenus.
Imagens do sistema Quatenus
Até então, a Manserv contava com cerca de 170 pessoas para fazer as medições manuais de contratos e informações dos ativos. Em razão disso, a empresa acabava levando muito mais tempo para realizar as análises e deixava de alocar colaboradores para outras atividades.
Com a implantação do Quatenus, a empresa conseguiu diminuir o tempo na medição dos dados e, consequentemente, teve redução nos custos de hora homem (H/H) dos colaboradores.
Esse é apenas um dos custos que podem ser reduzidos com o Quatenus. Veja abaixo quais outras vantagens ele oferece:
Por meio da telemetria Quatenus, os gestores de frota e de operação da Manserv conseguem ter mais controle sobre o perfil de condução de seus colaboradores. Com isso, é possível analisar velocidades atingidas e distâncias percorridas, e verificar se há necessidade de manutenções corretivas ou não.
Essa análise é importante tanto para conservar os veículos e equipamentos, quanto para evitar perdas financeiras e manter o colaborador em segurança.
Todas as melhorias na gestão de ativos implantadas possuem um objetivo comum, o qual é um dos princípios fundamentais da Manserv: a segurança.
O fato de terem acesso a mais informações, de forma mais rápida e precisa, ajuda a fortalecer e a elevar o nível de segurança dos colaboradores, veículos e máquinas. Além de investirem em uma tecnologia que possibilite esse aumento de segurança nas operações, a Manserv também investe em capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos, palestras e eventos como o 1º Workshop sobre Segurança na Operação de Equipamentos.
O evento organizado pela Manserv contou com três palestras sobre Segurança
O trabalho que a Manserv vem fazendo com o auxílio da tecnologia Quatenus para trazer mais segurança, agilidade e resultados para as operações, mostra a preocupação que a empresa tem em entregar qualidade e eficiência.
“A gente já conseguiu uma série de resultados operacionais, resultados de segurança que muitas vezes não são tangíveis, são resultados difíceis de mensurar, mas que nos dão uma segurança, nos garantem um conforto operacional muito grande”, comentou Bruno Amâncio, Coordenador de operações e ativos da Regional Norte e Centro Leste da Manserv.
A equipe Quatenus conta com os melhores profissionais do mercado para desenvolver as melhores soluções para os diversos clientes da América, Europa, África e Ásia. A partir da tecnologia avançada desenvolvida, as empresas e gestores podem ter acesso a informações, como:
Quer saber quais outras informações podem ser coletadas por meio do Quatenus? Clique aqui para descobrir.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez