Como o Quatenus Camera muda o perfil de condução dos motoristas

Neste episódio você irá aprender como o Quatenus Camera tem mudado o perfil de condução dos motoristas.
Ter acesso a informações já não é mais um problema para as empresas. Com as avançadas tecnologias existentes no mercado, como a da Quatenus, elas conseguem ter mais controle sobre o que acontece com seus veículos e motoristas. Mais controle significa mais segurança para a empresa e quando falamos de Quatenus Camera, esse controle pode influenciar na mudança do comportamento dos motoristas.
Neste Episódio #12 da Temporada 2, nós conversamos com João Pedro Alexandre, diretor de tecnologia da Quatenus Rastreamento e Telemetria, para saber como o Quatenus Camera tem mudado perfil de condução dos motoristas.
Através do avançado controle de câmeras desenvolvido pela Quatenus, os gestores de frota alcançam um segundo nível de qualidade de informação: o da visão. Com o Quatenus Camera, esses profissionais passam a ter seus próprios olhos no interior de cada veículo da frota.
Sobre o nosso convidado
Para falar sobre como o controle por câmeras neste Episódio #12, o Quatenus Station tinha que convidar o profissional Quatenus que mais entende dessa tecnologia na gestão de frota: João Pedro Alexandre, diretor de tecnologia da Quatenus Rastreamento e Telemetria. Veja a linha do tempo dele e conheça sua trajetória:
Confira os principais assuntos do Episódio #12 da Temporada 2 com o diretor de tecnologia da Quatenus, João Pedro Alexandre, neste resumo criativo que a nossa equipe fez para você:
Também chamado de facilitação gráfica, o visual thinking é um processo de tradução, registro e organização de ideias em palavras e imagens que ajudam as pessoas na compreensão de seus significados.
Quem realiza esse trabalho é o Facilitador, profissional que escuta e transforma as informações em metáforas visuais. Produzimos um vídeo para você entender como foi feito o resumo criativo deste episódio sobre como o Quatenus Camera tem mudado o perfil de condução dos motoristas. Veja a seguir:
Quando os motoristas passam a ter ciência de que a frota possui sistema de rastreamento e telemetria, eles logo mudam o comportamento. Passam a dirigir dentro da velocidade permitida, reduzem as acelerações e freadas bruscas, assim como os desvios de rota. Todas essas informações podem ser coletadas pelo sistema Quatenus e acessadas a qualquer momento pela plataforma.
Mas mesmo que os motoristas mudem o comportamento, algumas falhas só são possíveis de serem verificadas através do controle por câmeras. Mexer no celular enquanto dirige ou dar carona para pessoas não autorizadas são dois exemplos que podem ser identificados através do Quatenus Camera.
Tendo o auxílio dessa ferramenta tecnológica, os gestores de frota conseguem ter seus olhos no interior dos veículos em tempo real. As imagens podem ser capturadas de três formas:
É possível visualizar as imagens separadas ou através de um mosaico, no qual você vê todas as capturas do dia.
Mosaico Quatenus Camera retirado da Plataforma Quatenus
Após instalar as câmeras nos veículos da frota, uma empresa de Angola (África) verificou que um de seus motoristas não estava seguindo a política de frotas. Como é possível ver na imagem abaixo, capturada pelo Quatenus Camera, o colaborador estava transportando peixes pendurados no espelho retrovisor do veículo.
Imagem Plataforma Quatenus
Obs: a publicação da foto foi autorizada pelo gestor e pela empresa. Os rostos foram borrados para preservar a identidade das pessoas.
Sem o auxílio dessa tecnologia, seria muito difícil o gestor descobrir que seus motoristas estavam fazendo uso indevido do veículo.
Com o Quatenus Camera aliado ao sistema de rastreamento e telemetria Quatenus, as empresas conseguem saber o que realmente aconteceu no interior do veículo e quem esteve nele. Ao ter essas informações, os gestores de frotas identificam quais motoristas estão tendo comportamentos inadequados e tomar as devidas providências.
Uma nova orientação, um novo treinamento ou mesmo a ciência de que o veículo, além de ser rastreado, é controlado por câmeras, pode gerar mudanças no modo como os motoristas conduzem a frota. E essa mudança pode gerar redução de custos com combustível e manutenção, além de aumentar a segurança dos motoristas e da própria frota.
Peterson Zanghelini – Gerente de Logística da Oesa
Charles Scheel – Diretor da Virtus Administradora de Condomínios
Este episódio do Quatenus Station foi gravado na sede da Quatenus Rastreamento e Telemetria na cidade de Joinville (SC).
O Quatenus Station
Podcast criado e produzido pela Quatenus sobre tecnologia de telemetria, gestão de frota e segurança. A Quatenus é referência mundial em tecnologia de rastreamento voltada à gestão de frotas e ativos, telemetria e segurança. É a única empresa do segmento presente em quatro continentes, atendendo mais de 30 mil clientes e 300 mil usuários.
Nesta segunda temporada, os nossos episódios trazem a TELEMETRIA como tema principal. Essa tecnologia tem transformado diversos setores do mercado e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com ela é possível medir e controlar qualquer coisa à distância de forma automática.
Juliana Fernandez: Hostess
Produtora do Quatenus Station. Redatora na Quatenus. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiou na TV UFSC, em Florianópolis, atuando na produção, apresentação e finalização de programas jornalísticos e de entretenimento.
Ricardo Dalbosco: Host
Produtor do Quatenus Station. Administrador e Diretor de Marketing da Quatenus no Brasil. MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Design com foco em Serviços e ex-policial militar. Estagiou nos EUA no NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), organização pertencente ao Departamento de Comércio dos EUA. Trabalhou em Montana (EUA) e Hawaii, assim como por três anos em Angola (África) no período pós-guerra civil.
Bruna Braga: Cast Member
Designer na Quatenus, é líder nos projetos de usabilidade de software e aplicativos. Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e pós-graduada em Design Centrado no Usuário (UX) na Universidade Positivo em Curitiba (PR).
Vinicius Longo: Cast Member
Designer Audiovisual na Quatenus. Graduando de Design com foco em Animação Digital na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem sido responsável por mídias audiovisuais e gráficas, como a criação da vinheta em animação, artes de linhas do tempo, miniaturas dos vídeos, artes de banners de divulgação, edição dos vídeos do Visual Thinking.
Alexandre Bernardes: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Graduando em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus IELUSC (SC). Tem sido responsável pelas mídias sociais, auxiliando na aproximação da Quatenus com seus clientes.
Arly Klein: Cast Member
Assistente de marketing na Quatenus. Responsável pela criação da página do podcast no site da empresa. Estagiou na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville e atuou como bolsista remunerado no Projeto de Extensão DESOL – UNIVILLE. É graduando do curso de Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da região de Joinville (UNIVILLE).
Janaina Weirich: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Cursando Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Instituição Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.
Adriano Knopf: Áudio e Imagem
Produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais e conteúdos web/multimídia. Graduado em Publicidade pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Trabalhou como editor de vídeo na emissora TV Record.
Louise Vendramini: Visual Thinking
Formada em Administração de Empresas e Mestre em Design pela UFPR. Pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Desenha desde 2006 e há cinco anos atua com facilitação gráfica, moderação e produção de vídeos. Entre seus clientes estão: SAP Brasil, Hexion, Governo do Paraná, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Thyssen Krupp, entre outros.
Se você escutou o Quatenus Station sobre Segurança de Executivos, deve ter reconhecido a música de abertura “Gonna Fly Now” de Bill Conti, tema do filme do Rocky (1976). A versão da música presente no nosso podcast é da Prague Film Orchestra que gentilmente nos permitiu utilizar no nosso podcast.
A Prague Film Orchestra é uma orquestra sinfônica fundada em 2004, na República Tcheca, pelo maestro Jiří Korynt. O repertório da orquestra tcheca tem mais de 150 títulos e conta com composições feitas para filmes e séries de humor.
Compositor, condutor e diretor musical de filmes e televisão, Bill Conti nasceu em 1942 nos Estados Unidos. Aos sete anos, aprendeu a tocar piano com seu pai e ao terminar o ensino médio, foi estudar Composição na Louisiana State University.
Sua primeira trilha sonora de sucesso foi a música “Gonna Fly Now”, tema do filme Rocky de 1976. Um ano depois, ela estava na lista de indicações a melhor canção no 49º Oscar. Com um acervo de mais de 140 trilhas, Bill Conti ganhou 27 prêmios, sendo um deles o Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1984, com o filme “Os Eleitos”. Esta imagem de Bill Conti foi retirada de uma matéria do site TV Cultura.
Somos uma empresa de tecnologia SaaS (software as a service) especialista em rastreamento voltado à gestão de frotas e de ativos, telemetria e segurança. Garantimos segurança de dados, confidencialidade e capacidade interna de projetos especiais através do nosso software próprio.
Fomos a 1ª empresa no Brasil a ter um sistema de identificação de motorista via RFID (perfil de condução) e a única a ter tecnologia Fórmula 1, desenvolvendo telemetria avançada para pequenas, médias e grandes empresas.
Presente em quatro continentes, nós atendemos mais de 300 mil usuários e contamos com a parceria de:
Juan Diego Angélico, gestor e advogado na área de Segurança, Limpeza e Recursos Humanos, contou no Quatenus Station o que o mercado espera de um Diretor de Segurança.
O Quatenus Station conversou com o avogado Dr. Artur Caminha sobre como e quais os cuidados as empresas devem ter ao criar uma política de frota.
Duani Reis, CEO da Opentech, é o nosso convidado deste episódio, no qual falou sobre como a telemetria tem auxiliado no trabalho das gerenciadoras de risco.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez