Como fazer o controle de passageiros e otimizar o transporte da empresa?

O transporte público urbano foi duramente afetado em 2020, por uma das maiores pandemias sofridas pela humanidade, havendo a necessidade da implantação de diversas ações, decretos e medidas de distanciamento social, em maior ou menor grau, como forma de frear a contaminação da população, ações essas que implicaram diretamente na redução ou mesmo paralisação do transporte coletivo em várias partes do mundo. Desta forma, necessitou-se criar formas alternativas para transportar e fazer o controle de passageiros, principalmente nos meios mais utilizados para o trabalho, assegurando o funcionamento das empresas e reduzindo as perdas sofridas.
Uma breve análise da mobilidade no Brasil deixa claro que a maior parte da população, cerca de 44,3%, utiliza o transporte público como seu principal meio de deslocamento diário para o trabalho, escola, faculdade e lazer. É muito comum ver terminais, ônibus e metrôs lotados, principalmente nos horários considerados de pico, nos quais ocorre uma maior demanda de usuários ao mesmo tempo, o que torna a chegada ao trabalho uma rotina diária de superação e ansiedade. Somado a isso, temos os altos valores das passagens, malha rodoviária precária e veículos defasados, sendo este o primeiro grande desafio do trabalhador: chegar ao trabalho no horário e disposto para exercer suas atividades laborativas.
Só para se ter uma ideia do impacto econômico do transporte coletivo no Brasil, com as resoluções, decretos e medidas de controle aplicadas em 2020, o PIB do setor registrou uma retração de -11,3%, quando comparada com o mesmo período do ano anterior. Em um semestre marcado pela pandemia da Covid-19, esse foi o pior resultado para o setor desde o início da série histórica das contas nacionais iniciada em 1996. Além disso, o desempenho do transporte foi duas vezes pior do que o registrado no auge da recessão de 2014-2016. São números assustadores que mostram a realidade de um país que depende fundamentalmente do transporte coletivo de passageiros para economia “andar”.
Todos os problemas enfrentados no transporte público de passageiros, obrigam os empresários muitas vezes a disponibilizar transporte fretado de vans e ônibus para o deslocamento dos seus colaboradores, pensando na economia financeira e saúde da empresa, assim como na segurança física e conforto dos funcionários.
Visando auxiliar os gestores a ter controle total sobre lotação dos veículos de transporte coletivo de passageiros, a Quatenus lançou o produto Fleet Full ID Pass, que tem a finalidade de controlar a quantidade de passageiros em tempo real, identificando o local, data e hora que o passageiro embarcou.
Com auxílio da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) e por meio de um cartão identificador único para cada passageiro regular, é possível não só contá-los, mas também identificá-los e entender melhor como otimizar esse processo que é fundamental para todas as empresas.
A tecnologia de RFID nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Existem diversos métodos de identificação por radiofrequência, sendo que o mais comum é armazenar um número de série, único, que identifique uma pessoa ou um objeto, em um microchip inserido em um cartão ou algo semelhante.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam estas informações.
Um sistema de RFID é composto basicamente por:
A utilização é simples, em posse de um cartão devidamente cadastrado na plataforma de gestão Quatenus, os passageiros/colaboradores identificam-se ao embarcar no veículo, aproximando o cartão RFID fornecido pela Quatenus, ou o crachá do próprio cliente, do leitor RFID instalado em local acessível e lê as informações do cartão.
As informações obtidas pelo leitor são transferidas para o servidor Quatenus, por meio de rastreador, e são disponibilizadas na central de monitoramento em tempo real, contabilizando a entrada dos passageiros e o georreferenciamento do embarque.
Imagem de trajeto com embarque de passageiros – Fonte: Quatenus
Imagem de trajeto com identificação de passageiros – Fonte: Quatenus
Associado às diversas ferramentas que o sistema Quatenus oferece, o gestor pode gerar áreas de embarque de passageiros, alertas de embarque em local indevido ou de utilização de cartão não cadastrado, recebendo em tempo real informações de embarques e atividades indevidas.
Relatório de controle de passageiros – Fonte: Quatenus
Imagem plataforma Quatenus – Fonte: Quatenus
Dashboard de controle de passageiros por veículo – Fonte: Quatenus
Relatório de cartão não cadastrado – Fonte: Quatenus
Relatório de cartão não cadastrado – Fonte: Quatenus
Imagem plataforma Quatenus – Fonte: Quatenus
E mais, os nossos diversos relatórios ajudam o gestor controlar e gerir a sua frota de passageiros, reduzindo os custos com perdas, atrasos, desvios de trajetos e paradas desnecessárias, otimizando suas rotas, reduzindo custos e abandonando de vez as planilhas.
Fora todas as facilidades que o sistema de gestão Quatenus já oferece para controle de passageiros, o gestor pode obter também o ranking dos motoristas e acompanhar de perto aqueles que causam mais eventos de riscos e tem potencial para gerar acidentes de trânsito, além de medir a eficiência e produtividade dos condutores.
Para aqueles clientes que possuem frota para transporte fretado de passageiros e precisam gerir as rotinas dos seus motoristas, temos o relatório de ranking de condutores no qual o gestor consegue avaliar o método de condução, analisar possíveis falhas no processo e propor treinamentos focados nas deficiências dos condutores. Entre as diversas informações que podem ser obtidas com nosso sistema, estão:
Imagem de alerta de velocidade em via – Fonte: Quatenus
Imagem detalhamento alerta de velocidade em via – Fonte: Quatenus
Imagem de relatório de ranking de condutor – Fonte: Quatenus
Em posse destes dados, os gestores de frota de transporte de pessoas já têm maior controle da rotina dos motoristas e dos passageiros e uma maior transparência no seu processo, restando mais tempo para implementar melhorias e aumentando a competitividade da empresa no mercado, consequentemente, gerando mais lucro e crescimento. E quem não quer isso?
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Quatenus