Como customizar e controlar processos com ferramentas IoT?

Nos últimos anos, a IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas em português) se tornou uma das tecnologias mais importantes do século XXI. Agora que podemos conectar objetos e pessoas à internet por meio de dispositivos incorporados, é possível uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e outras coisas. Por meio da computação de baixo custo, nuvem, big data, digitalização de processos e tecnologias móveis, fica muito mais fácil fazer o controle e gerenciamento de processos das empresas e da sua frota à distância por meio de ferramentas IoT. O mundo físico encontra o mundo digital – e eles cooperam.
Um dos setores mais impactados positivamente por essa revolução tecnológica é o setor de Transporte e Logística. Esses sistemas se beneficiam de uma variedade de aplicativos de IoT para gestão de pessoas, processos e trajetos. Frotas de carros, caminhões, trens e navios que possuem estoque podem ser redirecionadas com base nas condições climáticas, disponibilidade de veículo ou motorista, graças aos dados das aplicações IoT.
O quanto sua empresa e operação já não devem ter perdido por não terem acesso a informações em tempo real para rápida tomada de decisão? Ter em mãos e de uma forma ágil e confiável dados, imagens e vídeos sobre aquilo que acontece com a operação da sua empresa é fundamental para evitar prejuízos financeiros, materiais e também de imagem da empresa.
A partir do momento que você, como gestor, disponibiliza à sua equipe um sistema que os permite armazenar os dados em menor tempo, centralizando todas as informações em um cloud seguro, você não apenas otimiza o trabalho dos profissionais que fazem parte da operação, como também melhora sua análise e tomada de decisão.
Com maior controle sobre os registros feitos em tempo real por meio de formulários, é possível identificar de forma rápida se algo fora do padrão da empresa está acontecendo e agir de maneira proativa, para evitar possíveis ou maiores prejuízos. Pensando nessa situação, a equipe Quatenus desenvolveu uma ferramenta IoT que permite otimizar esse processo, facilitando a digitalização e acesso dos dados.
A digitalização de processos consiste em realizar as tarefas fundamentais da sua empresa por meio de ferramentas IoT, ou seja, ferramentas digitais que otimizam bastante as etapas. Com o auxílio da ferramenta IoT MyDocs, um aplicativo desenvolvido na Europa pela Quatenus, fica muito mais fácil sua empresa migrar os documentos em papel, como ordens de serviço, agendamentos, inspeções e etc, para documentos digitalizados, economizando recursos, trazendo uma maior segurança e otimizando esses processos. Operadores de máquina, técnicos, motoristas, gestores e principalmente a sua empresa podem se beneficiar desse produto.
O MyDocs foi desenvolvido para eliminar o uso de papel no negócio e otimizar as operações. Por meio dele é possível criar formulários digitais com fotos, vídeos, assinaturas, anexos e links, tudo em tempo real. Você pode criar, por exemplo, ordens de serviço, relatórios, inspeções, checklist, auditorias e vistorias, de acordo com as necessidades da sua empresa.
Após preenchido o documento é armazenado em nuvem, permitindo visualizar, administrar e armazenar os dados recebidos para uma melhor gestão da sua empresa. O MyDocs também conta com o recurso de georreferência, sempre que é preenchido um Docs é possível visualizar no mapa onde é que o formulário foi respondido.
Além dos campos de escrita e seleção, o MyDocs possui também campos especiais, que auxiliam nas inspeções e ordens de serviço das empresas. O primeiro é o campo de assinatura, com ele é possível obter uma ou mais assinaturas digitais, garantindo a autenticidade do documento. O segundo campo é o de imagens ou vídeos, que permitem ao usuário registrar no documento as imagens referente a ordem de serviço e inspeções. Todas as imagens são armazenadas junto ao documento em nuvem garantindo autenticidade.
Na era da globalização digital cada vez mais leis e normas estão sendo implementadas a fim de garantir a veracidade e a segurança das informações geradas pelos usuários de sistemas de informação. A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), recém implementada no Brasil, ou mesmo a norma internacional IEC 27001, amplamente adotada em empresas de tecnologia da informação no mundo, são exemplos de conjuntos de diretrizes que promovem regras e boas práticas a fim de garantir a privacidade de dados dos usuários.
Sabendo disso a Quatenus implementou no MyDocs o sistema de QRCODE, todos os documentos preenchidos geram um QRCODE que garante a segurança e autenticidade, evitando que contenham documentos repetidos e/ou falsificações.
O MyDocs aliado ao rastreamento veicular, ao controle de motoristas e às diversas ferramentas de gerenciamento que a Quatenus oferece, pode se transformar em uma poderosíssima ferramenta de gestão para você e para sua empresa, eliminando os formulários impressos e as planilhas desatualizadas.
Agora que você já sabe as vantagens e como funciona o MyDocs, ficou ainda mais fácil vencer os novos desafios da gestão na Indústria 4.0!
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Sobre o autor(a)
Leonardo Malinoski