LogoLogo
menu
  • Geral
  • A Marca
  • Segurança
  • Gestão de Frotas
  • Cases
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Tutoriais
  • Podcast
    • Temporada 1 - Segurança
    • Temporada 2 - Telemetria
    • Temporada 3 - Motociclismo
    • Temporada 4 - PME
    • Temporada 5 - Gestão de Frotas
    • Temporada 6 - Parcerias
    • Temporada 7 - Quatenus
  • Parcerias
  • Geral
  • A Marca
  • Segurança
  • Gestão de Frotas
  • Cases
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Tutoriais
  • Podcast
    • Temporada 1 - Segurança
    • Temporada 2 - Telemetria
    • Temporada 3 - Motociclismo
    • Temporada 4 - PME
    • Temporada 5 - Gestão de Frotas
    • Temporada 6 - Parcerias
    • Temporada 7 - Quatenus
  • Parcerias

Como criar um programa de mobilidade corporativa na sua empresa

Autor: Quatenus

A mobilidade faz parte do cotidiano desde sempre, seja individualmente ou no coletivo. Então o que a coloca em evidência na “vitrine mundial”?  É a necessidade emergencial de se repensar como torná-la aliada na sociedade moderna em que o tempo é recurso precioso, seja relacionado para manter a rentabilidade e a alta produtividade nos negócios a prezar pela qualidade de vida da população. 

Eis que entra o desafio na gestão empresarial em correlacionar essas variáveis para atender com inteligência e eficiência as exigências do mercado. O start começa por criar um programa de mobilidade corporativa na sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Se a questão da mobilidade ainda não é um conceito comum no seu dia a dia ou da sua empresa, recomendamos se apressar para acompanhar e colocar em prática algumas ações.

O conceito é relativamente novo no país. Tem sido aplicado para pensar na melhor estratégia para cada deslocamento do funcionário, seja da casa para o trabalho às demandas do expediente, até a implementação do uso das inovações tecnológicas. É muito além do que disponibilizar dispositivos móveis como smartphones e tablets, requer dar suporte para que o trabalho do profissional possa ser realizado de qualquer lugar com ferramentas adequadas, conectividade e segurança. A iniciativa impacta três principais aspectos na gestão empresarial: a redução de custos, melhorias na qualidade de vida dos funcionários e o aumento na produtividade da empresa.

Quem está à frente da mobilidade corporativa?

Geralmente quem assume a função é o gestor de frotas. Ele passa a assumir um novo perfil o de gestor da mobilidade. É o profissional que passa a ter a visão holística de todo o negócio e a capacidade para:

  • Manejar indicadores a pensar no bem-estar do funcionário;
  • Gerenciar a logística da frota atrelada à consciência social e ambiental;
  • Acompanhar a evolução tecnológica pensando na mobilidade corporativa.

Conduzirá a virada de chave para este novo mindset para alavancar resultados e ter sucesso na empresa, em todos os sentidos. 

cta dashboards analíticos quatenus dados

O que era tendência futura, esqueça, já é o hoje em nova configuração. Não há mais espaço para o gestor de frotas reativo baseado somente na questão mobilidade física da empresa. Novas perguntas passaram a protagonizar este cenário:

  • Quem é o todo envolvido na sua empresa (do capital humano a processos e equipamentos)? 
  • Qual o entendimento da empresa sobre mobilidade?
  • Há inteligência otimizada em cada operação?
  • A inovação está nos processos? 
  • A logística 4.0 já incorpora o DNA da empresa?  
  • Quais as conexões do seu negócio com o mundo? 
  • E a relação sustentável com a sua cidade? 
  • A empresa conhece os padrões de deslocamentos dos seus colaboradores?
  • A política de mobilidade adotada também faz sentido aos funcionários?

Gestor de frotas: o solucionador de deslocamentos

As perguntas acima são parte do novo mindset do profissional da área. O gestor ganha um upgrade de postura visionária ao focar a visão estratégica holística. Por exemplo, se as cidades estão em constante transformação e mais povoadas, o fator mobilidade urbana ainda carece de avanços na mesma proporção. Dados do estudo Mobility Futures, da Kantar, divulgado recentemente, projetou como será a mobilidade urbana em 31 cidades do mundo. Das 10 principais, no topo da lista estão Manchester e Moscou, São Paulo ocupa a terceira posição como a cidade mais impactada pela mobilidade em 2030. Na sequência, vem Paris, Joanesburgo, Guangzhou, Milão, Montreal, Amsterdã e Xangai. 

Você pode se questionar: “Ok, são grandes centros urbanos”. Fato, todavia, as pequenas e médias cidades também enfrentam problemas de mobilidade em graus e formas diferenciadas, mas existem. E no meio deste cenário as empresas permanecem tendo que manter suas frotas em atividade, muitas vezes com dificuldade. Eis o gargalo que o gestor de frotas precisa resolver adotando novas abordagens que enfatizem a flexibilidade e a eficiência para atender todos os lados do negócio. 

Na prática, o gestor de frotas será o novo gestor de mobilidade em toda a cadeia corporativa. É o responsável pela forma como as pessoas se locomovem, quaisquer que sejam os seus modais de escolha (bicicleta, carro, ônibus, metrô, trem, transporte público). Analisará a viagem do condutor fornecendo opções de como ir do ponto A  ao ponto B propondo soluções econômicas, eficientes, dinâmicas e otimizadas para que a sua organização se movimente. Poderá detectar se é mesmo necessário se locomover em determinada situação e se a forma escolhida é a mais apropriada, visto que o ser humano inconscientemente escolhe o que for mais conveniente. 

Aqui temos um exemplo que ilustra bem a questão. As soluções de deslocamento mais comuns nas empresas estão relacionadas aos carros. É uma escolha prática, confortável e ágil. Por outro lado, esquecemos que é só um transporte e o foco está em chegar ao destino. É a escolha do meio do processo que fará a diferença. Sob esta ótica que ocorre a mudança da teoria para a prática quando se abandonada a gestão engessada de indicadores de carro e combustível e o foco passa a ser a viagem como um todo. É o conceito da Gestão da Demanda de Viagens (GDV), termo em inglês Travel Demand Management, aplicado em várias partes do mundo. 

GDV – Gestão da Demanda de Viagens: o que é?

Quando você passa a olhar para a questão da mobilidade, suas ações acabam influenciando o comportamento das pessoas dentro da empresa e assim você consegue racionalizar o uso da frota. E dessa maneira, promove o uso de outras opções de transporte mais sustentáveis e eficientes nos deslocamentos casa-trabalho dos colaboradores.

Voltando ao exemplo do carro, ele passa a ser mais uma opção entre tantas outras que podem ser utilizadas. O gestor não estará mais atrelado ao “bem” (automóvel), mas sim à inteligência da usabilidade necessária. Analisará o horário de trabalho dos funcionários, o trajeto, a necessidade da viagem, os modais disponíveis, o destino, frequência, alternativas coletivas como ônibus e carona. Vai solucionar cada deslocamento. Veja abaixo algumas mudanças que podem ocorrer:

  • talvez o contrato de aluguel do veículo possa ser substituído pelo uso do uber; 
  • as demandas do trabalho reorganizadas com saídas coletivas;
  • incentivo às vans coletivas, transporte público e carona compartilhada em vez de cada qual usar o seu carro;
  • adotadas novas formas de trabalho como o teletrabalho, mais conhecido por home office.

Quais as vantagens da mobilidade corporativa

Com um programa de mobilidade corporativa, todos saem ganhando: a empresa, o funcionário, a cidade. O gestor enxerga os deslocamentos de forma integrada e consegue influenciar na produtividade da organização, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e impulsionar as ações para a sustentabilidade coletiva.

Para a empresa, os benefícios ainda trazem ganhos financeiros como:

  • Redução dos custos associados aos transportes: diminuindo significativamente as taxas com custos individuais como estacionamento, auxílio-combustível, aluguel de frota, ressarcimentos de táxi.
  • Redução da demanda por vagas de estacionamento: sem o uso desnecessário da frota evita-se desperdiçar recursos para adequar a infraestrutura e o tempo gasto achando a vaga, que muitas vezes é maior do que o trajeto até o trabalho.
  • Retenção de talentos e redução da rotatividade: proporcionar a otimização do tempo gasto com deslocamento proporciona ter mais conforto, saúde e qualidade de vida, fatores decisivos que contribuem no rendimento de trabalho e aumentam o bem-estar dos colaboradores.
  • Melhoria da imagem corporativa frente a parceiros e sociedade: não há nada mais  importante do que a imagem blindada de uma marca. Aderir à política da sustentabilidade consciente é a chancela em reconhecer que se faz parte do coletivo em benefício a toda população.
  • Cumprimento de metas de sustentabilidade: diretamente contribui para redução da emissão de gases e poluentes prejudiciais ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana. Também impacta nas metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) envolvendo áreas como saúde, clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
  • Otimização do uso do espaço: a empresa passa a atender com mais eficácia quem precisa exclusivamente trabalhar presencialmente, além de reduzir custos consideráveis como gastos relacionados à estrutura física, energia e transporte da equipe. 
  • Redução do absenteísmo (faltas no trabalho): trabalhador saudável e motivado tende a produzir melhor diminuindo assim a chance de desencadear fatores que levam ao absenteísmo, como problemas de saúde, cansaço e estresse.
  • Desentendimento com colegas de trabalho: sozinho e autônomo em seu ambiente familiar criando a própria rotina, inclusive com pausas para relax, permite amenizar fatores que poderiam levar ao descontrole emocional ou escolher o momento adequado para uma call com o colega.
  • Falta de infraestrutura e de equipamentos: em casa com uma infraestrutura de Wi-Fi eficiente direcionada a uma única pessoa e adotando as ferramentas de Cloud Computing (armazenamento de dados nas “nuvens”) favorecem a estabilidade nos processos frente ao grande desafio imposto dentro da empresa em garantir a cobertura a todas as áreas da empresa.
  • Melhoria na pontualidade dos funcionários: com horário flexível na entrada e saída, permite-se evitar deslocamento em horários de pico enfrentando menos congestionamento.
  • Aumento da acessibilidade ao local de trabalho: torna-se mais democrático o acesso ao trabalho ampliando a oportunidade a todas as pessoas, com ou sem deficiência, o que talvez não fosse possível em algumas empresas pela falta da mínima acessibilidade.

90% das 100 melhores empresas citadas da Fortune tem mobilidade corporativa

Já falamos sobre mobilidade, o novo perfil do gestor de frotas, a mudança de mindset na gestão empresarial e as vantagens de se adotar um programa de mobilidade corporativa na empresa que, inclusive, faz parte da cultura das melhores empresas do mundo conforme traz a aclamada Revista Fortune. Tá, mas então por onde começar? Não se preocupe, preparamos um EBOOK GRATUITO especialmente para você. Um guia passo a passo para ser parceiro nesta virada de chave na sua empresa. Hora de agir!


Sobre o autor(a)

Quatenus
Nós somos uma empresa de tecnologia SaaS, voltada ao desenvolvimento de produtos especializados em rastreamento de veículos, objetos fixos e móveis, equipamentos, instalações e pessoas.

Solicite mais informações













Cartão de colisão: como criá-lo e usar em acidentes de trânsito

Autor: Aníbia Machado
Gestão de Frotas
Segurança

Como calcular os gastos com manutenção corretiva dos veículos da sua empresa?

Autor: Quatenus
Gestão de Frotas
Segurança

O que analisar antes de contratar motoristas para sua frota?

Autor: Quatenus
A Marca
Gestão de Frotas

Inscreva-se na nossa newsletter

Serviços

  • Para Você
  • Para Sua Frota
  • Para Seus Projetos

A Quatenus

  • Por que Quatenus
  • Cases de Sucesso
  • Carreiras
  • Investidores
  • Dúvidas Frequentes
  • Cursos Online
  • Podcast
  • Simulador de Custos

Parcerias

  • Franquias Quatenus
  • Vendas
  • Ensino
  • Instalação
  • OEM
  • Tecnologia

Blog

  • Geral
  • A Marca
  • Segurança
  • Gestão de Frotas
  • Cases
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Tutoriais
  • Parcerias

Serviços

  • Para Você
  • Para Sua Frota
  • Para Seus Projetos

A Quatenus

  • Por que Quatenus
  • Cases de Sucesso
  • Carreiras
  • Investidores
  • Dúvidas Frequentes
  • Cursos Online
  • Podcast
  • Simulador de Custos

Blog

  • Geral
  • A Marca
  • Segurança
  • Gestão de Frotas
  • Cases
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Tutoriais
  • Parcerias
Vendas

4000-1862

Atendimento
(047) 3034 8600
Fale Conosco

EUROPA | AMÉRICA DO SUL | ÁSIA | ÁFRICA

Quatenus

Copyright © Quatenus • Política de Privacidade • Política da Qualidade

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
LinkedIn
LinkedIn
YouTube
YouTube
Instagram
Instagram
Spotify
Spotify
Menu

Solicite mais informações ou orçamento

Iniciar contato Agendar demonstração
Contato Demonstração
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios. Ao utilizar nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade.