Como a telemetria pode transformar processos e reduzir custos

Neste episódio você descobre como as empresas podem transformar e melhorar processos por meio da telemetria e da informação em tempo real.
No Episódio #13 da Temporada 2, o Quatenus Station recebe o CEO da Quatenus Internacional e o Diretor de Tecnologia da Quatenus Brasil, João Pedro Alexandre, para falar sobre como a telemetria pode transformar processos de pequeno, médio e grande porte e reduzir custos excessivos presentes no cotidiano empresarial.
João Pedro Alexandre compartilhou sua experiência e conhecimento em tecnologia com os ouvintes do Quatenus Station, explicando como a telemetria – que está interligada à Internet das Coisas (IoT) e presente no sistema Quatenus – pode facilitar processos de gestão e transformar a vida das pessoas.
João Pedro Alexandre CEO da Quatenus Internacional e Diretor de Tecnologia da Quatenus Brasil
Com a utilização do controle avançado por telemetria, desenvolvido pela Quatenus, os gestores podem transformar os processos de suas empresas e ainda reduzirem os custos extras associados a falta de dados confiáveis.
Sobre o nosso convidado
João Pedro Alexandre é CEO da Quatenus Internacional e Diretor de Tecnologia da Quatenus Brasil. Confira a linha do tempo do nosso convidado:
No Episódio #13 da Temporada 2, o CEO da Quatenus Internacional e Diretor de Tecnologia da Quatenus Brasil, João Pedro Alexandre, explica como a telemetria pode agilizar procedimentos e diminuir gastos excessivos. À medida que apresenta informações práticas, úteis e rigorosas.
Quando desenvolveu o sistema Quatenus, ele o fez já com a tecnologia da telemetria pois sabia como ela podia ser benéfica aos gestores de frota e ativos. E como ele beneficia esses profissionais?
Fornecendo controle e dados em tempo real. Esses ao serem analisados de maneira eficiente tornam-se informações essenciais para tomada de decisões inteligentes, visando a segurança e a redução de custos da organização.
A Tag Quatenus, por sua vez, é outro exemplo de como a telemetria pode facilitar processos. Pois, diferente da Tag RFID, é uma tecnologia ativa, que comunica onde o produto está localizado – visto que podem ser anexadas em qualquer ativo e possuem tecnologia de telemetria (IoT).
Dentre outras coisas, a Tag Quatenus pode facilitar a gestão de estoque e diminuir custos com funcionários contratados para fazer manualmente o controle das peças disponíveis no setor. Assim como ajudar no controle de cargas e gestão de frotas, por exemplo.
Peterson Zanghelini – Gerente de Logística da Oesa
Charles Scheel – Diretor da Virtus Administradora de Condomínios
Este episódio do Quatenus Station foi gravado na sede da Quatenus Rastreamento e Telemetria na cidade de Joinville (SC).
O Quatenus Station
Podcast criado e produzido pela Quatenus sobre tecnologia de telemetria, gestão de frota e segurança. A Quatenus é referência mundial em tecnologia de rastreamento voltada à gestão de frotas e ativos, telemetria e segurança. É a única empresa do segmento presente em quatro continentes, atendendo mais de 30 mil clientes e 300 mil usuários.
Nesta segunda temporada, os nossos episódios trazem a TELEMETRIA como tema principal. Essa tecnologia tem transformado diversos setores do mercado e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com ela é possível medir e controlar qualquer coisa à distância de forma automática.
Juliana Fernandez: Hostess
Produtora do Quatenus Station. Redatora na Quatenus. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiou na TV UFSC, em Florianópolis, atuando na produção, apresentação e finalização de programas jornalísticos e de entretenimento.
Ricardo Dalbosco: Host
Produtor do Quatenus Station. Administrador e Diretor de Marketing da Quatenus no Brasil. MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Design com foco em Serviços e ex-policial militar. Estagiou nos EUA no NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), organização pertencente ao Departamento de Comércio dos EUA. Trabalhou em Montana (EUA) e Hawaii, assim como por três anos em Angola (África) no período pós-guerra civil.
Alexandre Bernardes: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Graduando em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus IELUSC (SC). Tem sido responsável pelas mídias sociais, auxiliando na aproximação da Quatenus com seus clientes.
Arly Klein: Cast Member
Assistente de marketing na Quatenus. Responsável pela criação da página do podcast no site da empresa. Estagiou na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville e atuou como bolsista remunerado no Projeto de Extensão DESOL – UNIVILLE. É graduando do curso de Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da região de Joinville (UNIVILLE).
Janaina Weirich: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Cursando Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Instituição Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.
Adriano Knopf: Áudio e Imagem
Produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais e conteúdos web/multimídia. Graduado em Publicidade pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Trabalhou como editor de vídeo na emissora TV Record.
Helena Morgenstern Zamberlan: Visual Thinking
Graduanda em Design, com habilitação em programação visual, pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE e ex-intercambista na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É responsável pela criação de texto e ilustração presentes no Visual Thinking da Quatenus.
Se você escutou o Quatenus Station sobre Segurança de Executivos, deve ter reconhecido a música de abertura “Gonna Fly Now” de Bill Conti, tema do filme do Rocky (1976). A versão da música presente no nosso podcast é da Prague Film Orchestra que gentilmente nos permitiu utilizar no nosso podcast.
A Prague Film Orchestra é uma orquestra sinfônica fundada em 2004, na República Tcheca, pelo maestro Jiří Korynt. O repertório da orquestra tcheca tem mais de 150 títulos e conta com composições feitas para filmes e séries de humor.
Compositor, condutor e diretor musical de filmes e televisão, Bill Conti nasceu em 1942 nos Estados Unidos. Aos sete anos, aprendeu a tocar piano com seu pai e ao terminar o ensino médio, foi estudar Composição na Louisiana State University.
Sua primeira trilha sonora de sucesso foi a música “Gonna Fly Now”, tema do filme Rocky de 1976. Um ano depois, ela estava na lista de indicações a melhor canção no 49º Oscar. Com um acervo de mais de 140 trilhas, Bill Conti ganhou 27 prêmios, sendo um deles o Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1984, com o filme “Os Eleitos”. Esta imagem de Bill Conti foi retirada de uma matéria do site TV Cultura.
Somos uma empresa de tecnologia SaaS (software as a service) especialista em rastreamento voltado à gestão de frotas e de ativos, telemetria e segurança. Garantimos segurança de dados, confidencialidade e capacidade interna de projetos especiais através do nosso software próprio.
Fomos a 1ª empresa no Brasil a ter um sistema de identificação de motorista via RFID (perfil de condução) e a única a ter tecnologia Fórmula 1, desenvolvendo telemetria avançada para pequenas, médias e grandes empresas.
Presente em quatro continentes, nós atendemos mais de 300 mil usuários e contamos com a parceria de:
Conversamos com um dos principais consultores brasileiros em segurança, o Jonas Alves, para saber como é feita a proteção de grandes executivos no nosso país.
Victor Aguiar, consultor em atendimento e vendas, falou sobre os motivos que estão levando as empresas de segurança a migrarem para o setor de serviço.
Nesse episódio do Quatenus Station, o gerente de operações da Gocil, Mauro Rossi, falou como o rastreamento tem auxiliado nas operações da empresa.
Sobre o autor(a)
Aníbia Machado