Como a telemetria de máquinas beneficia os empresários

Neste episódio você irá descobrir como a telemetria de máquinas beneficia os empresários.
Com o avanço tecnológico, as máquinas agrícolas estão gerando cada vez mais informações. Essas auxiliam o trabalho dos gestores e empresários e consequentemente, trazem benefícios para a agricultura. Ter acesso a esses dados na palma da mão facilitam, e muito, as operações em campo e as tomadas de decisões.
A telemetria coleta os dados da máquinas e da produção. Através dela, as decisões são muito mais assertivas já que o gestor pode ter acesso às informações a qualquer momento e na palma da mão.
Para falar como a telemetria melhora o desempenho das máquinas e beneficia os empresários, o Quatenus Station convidou o Lucas Bortoli, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Plantar, para participar do Episódio #7 da Temporada 2.
A agricultura não espera. A demora nas respostas e ações pode causar grandes prejuízos para a empresa. Por isso, ter a telemetria nas máquinas é fundamental para manter a produtividade e evitar perdas em campo.
Sobre o nosso convidado
Lucas Bortoli está sempre atento às novas tecnologias e procura melhorar o controle de gestão das máquinas através delas. Conheça um pouco mais do nosso convidado na linha do tempo que nossa equipe preparou:
Confira os principais assuntos do Episódio #7 da Temporada 2 com o engenheiro agrônomo e consultor técnico da Plantar, Lucas Bortoli, neste resumo criativo que a nossa equipe fez para você:
Também chamado de facilitação gráfica, o visual thinking é um processo de tradução, registro e organização de ideias em palavras e imagens que ajudam as pessoas na compreensão de seus significados.
Quem realiza esse trabalho é o Facilitador, profissional que escuta e transforma as informações em metáforas visuais. Produzimos um vídeo para você entender como foi feito o resumo criativo deste episódio sobre como a telemetria de máquinas beneficia os empresários. Veja a seguir:
O sistema de rastreamento e telemetria Quatenus auxilia os gestores e empresários a ter mais controle sobre as máquinas agrícolas em campo. Com as informações coletadas pelo Quatenus, eles conseguem fazer o monitoramento da máquinas, fazer a manutenção preventiva e acompanhar a performance operacional.
Ao ter o sistema Quatenus instalado nas máquinas, o gestor consegue fazer o monitoramento mesmo de longe. Além de saber onde a máquina está operando, é possível delimitar qual a área que a mesma deve trabalhar.
Imagem Plataforma Quatenus
Caso a máquina saia da área delimitada, o gestor da produção irá receber um alerta, por meio de SMS ou email, de que a mesma está saindo da rota. Ao receber essa informação, é possível agir rapidamente e procurar entender o porquê a máquina está operando onde não devia.
Máquina parada prejudica a produtividade e gera custo para as empresas. Com os dados gerados pela telemetria avançada Quatenus, o gestor consegue verificar o quanto as máquinas já trabalharam e se precisam de reparos. Assim, ele pode fazer uma manutenção preventiva e evitar que suas máquinas fiquem paradas.
Além de oferecer informações que auxiliam na localização e na manutenção das máquinas, o Quatenus ainda ajuda o gestor a analisar a performance operacional delas. Através dos relatórios gerados pela plataforma Quatenus, é possível verificar se as máquinas estão sendo operadas de forma adequada.
Vitor Lotoski – Diretor Administrativo da Auto Premier (concessionária autorizada JEEP, DODGE RAM e CHRYSLER)
Rodrigo Aguiar – Administrador da Gráfica Base
Este episódio foi gravado na sede da Plantar no oeste do Paraná. A equipe do Quatenus Station viajou de Joinville (SC) a Cascavel (PR) para conversar com o engenheiro agrônomo e consultor técnico da Plantar, Lucas Bortoli.
O Quatenus Station
Podcast criado e produzido pela Quatenus sobre tecnologia de telemetria, gestão de frota e segurança. A Quatenus é referência mundial em tecnologia de rastreamento voltada à gestão de frotas e ativos, telemetria e segurança. É a única empresa do segmento presente em quatro continentes, atendendo mais de 30 mil clientes e 300 mil usuários.
Nesta segunda temporada, os nossos episódios trazem a TELEMETRIA como tema principal. Essa tecnologia tem transformado diversos setores do mercado e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com ela é possível medir e controlar qualquer coisa à distância de forma automática.
Juliana Fernandez: Hostess
Produtora do Quatenus Station. Redatora na Quatenus. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiou na TV UFSC, em Florianópolis, atuando na produção, apresentação e finalização de programas jornalísticos e de entretenimento.
Ricardo Dalbosco: Host
Produtor do Quatenus Station. Administrador e Diretor de Marketing da Quatenus no Brasil. MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Design com foco em Serviços e ex-policial militar. Estagiou nos EUA no NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), organização pertencente ao Departamento de Comércio dos EUA. Trabalhou em Montana (EUA) e Hawaii, assim como por três anos em Angola (África) no período pós-guerra civil.
Bruna Braga: Cast Member
Designer na Quatenus, é líder nos projetos de usabilidade de software e aplicativos. Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e pós-graduada em Design Centrado no Usuário (UX) na Universidade Positivo em Curitiba (PR).
Vinicius Longo: Cast Member
Designer Audiovisual na Quatenus. Graduando de Design com foco em Animação Digital na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem sido responsável por mídias audiovisuais e gráficas, como a criação da vinheta em animação, artes de linhas do tempo, miniaturas dos vídeos, artes de banners de divulgação, edição dos vídeos do Visual Thinking.
Alexandre Bernardes: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Graduando em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus IELUSC (SC). Tem sido responsável pelas mídias sociais, auxiliando na aproximação da Quatenus com seus clientes.
Adriano Knopf: Áudio e Imagem
Produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais e conteúdos web/multimídia. Graduado em Publicidade pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Trabalhou como editor de vídeo na emissora TV Record.
Louise Vendramini: Visual Thinking
Formada em Administração de Empresas e Mestre em Design pela UFPR. Pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Desenha desde 2006 e há cinco anos atua com facilitação gráfica, moderação e produção de vídeos. Entre seus clientes estão: SAP Brasil, Hexion, Governo do Paraná, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Thyssen Krupp, entre outros.
Se você escutou o Quatenus Station sobre Segurança de Executivos, deve ter reconhecido a música de abertura “Gonna Fly Now” de Bill Conti, tema do filme do Rocky (1976). A versão da música presente no nosso podcast é da Prague Film Orchestra que gentilmente nos permitiu utilizar no nosso podcast.
A Prague Film Orchestra é uma orquestra sinfônica fundada em 2004, na República Tcheca, pelo maestro Jiří Korynt. O repertório da orquestra tcheca tem mais de 150 títulos e conta com composições feitas para filmes e séries de humor.
Compositor, condutor e diretor musical de filmes e televisão, Bill Conti nasceu em 1942 nos Estados Unidos. Aos sete anos, aprendeu a tocar piano com seu pai e ao terminar o ensino médio, foi estudar Composição na Louisiana State University.
Sua primeira trilha sonora de sucesso foi a música “Gonna Fly Now”, tema do filme Rocky de 1976. Um ano depois, ela estava na lista de indicações a melhor canção no 49º Oscar. Com um acervo de mais de 140 trilhas, Bill Conti ganhou 27 prêmios, sendo um deles o Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1984, com o filme “Os Eleitos”. Esta imagem de Bill Conti foi retirada de uma matéria do site TV Cultura.
Somos uma empresa de tecnologia SaaS (software as a service) especialista em rastreamento voltado à gestão de frotas e de ativos, telemetria e segurança. Garantimos segurança de dados, confidencialidade e capacidade interna de projetos especiais através do nosso software próprio.
Fomos a 1ª empresa no Brasil a ter um sistema de identificação de motorista via RFID (perfil de condução) e a única a ter tecnologia Fórmula 1, desenvolvendo telemetria avançada para pequenas, médias e grandes empresas.
Presente em quatro continentes, nós atendemos mais de 300 mil usuários e contamos com a parceria de:
O parceiro Quatenus, Josué Colombo, explicou neste episódio como a tecnologia da telemetria tem auxiliado as empresas a reduzirem os custos logísticos.
O presidente da Quatenus no Brasil, Luis Nobre, contou ao Quatenus Station como a telemetria tem auxiliado na gestão de frota das empresas
Neste episódio, Cristian Aquino, CEO e fundador da Camerite, explicou como as empresas de segurança têm substituído o DVR.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez