Como a telemetria auxilia o trabalho de gerenciamento de risco

Neste episódio você irá aprender como a telemetria auxilia o trabalho de gerenciamento de risco.
Planejamento, organização e controle são as palavras-chave do gerenciamento de risco. Através dele, as empresas diminuem as incertezas e as situações de risco dos veículos e das cargas transportadas.
O trabalho das gerenciadoras de risco traz mais segurança tanto em relação ao capital humano quanto ao financeiro das empresas. Mas para isso, elas necessitam fazer uso de tecnologias, como a telemetria, para auxiliar na identificação de eventos fora do comum.
Neste Episódio #3 da Temporada 2, nós convidamos o Duani Reis, CEO da Opentech, empresa referência no mercado de gestão de riscos e logística, para falar como a telemetria facilita e traz mais informações para as gerenciadoras de risco.
Com o auxílio da telemetria, o gerenciamento de risco da frota é realizado de uma forma muito mais completa. Dessa forma, os veículos, os motoristas e as cargas que estão sendo transportadas ficam mais seguras. Sem falar, é claro, dos gastos que são evitados caso a sua frota seja roubada, furtada ou sofra algum acidente.
Sobre o nosso convidado
Conheça um pouco mais sobre a trajetória do nosso convidado e entenda o porquê o Quatenus Station o trouxe para falar sobre como a telemetria tem auxiliado o gerenciamento de risco.
Confira os principais assuntos do Episódio #3 da Temporada 2 com o Duani Reis, CEO da Opentech, neste resumo criativo que a nossa equipe fez para você:
Também chamado de facilitação gráfica, o visual thinking é um processo de tradução, registro e organização de ideias em palavras e imagens que ajudam as pessoas na compreensão de seus significados.
Quem realiza esse trabalho é o Facilitador, profissional que escuta e transforma as informações em metáforas visuais. Produzimos um vídeo para você entender como foi feito o resumo criativo deste episódio sobre como a telemetria auxilia o trabalho de gerenciamento de risco. Veja a seguir:
Como o próprio Duani Reis disse neste episódio do Quatenus Station, o processo de gestão de frota evoluiu ao longo do tempo. As empresas deixaram de olhar apenas para a localização do veículo e passaram a acompanhar também o comportamento do veículo e dos motoristas.
O gerenciamento de risco se faz com tecnologia. Contudo, é necessário também que as empresas tenham um excelente controle da frota e dos seus colaboradores. Com o sistema de rastreamento e telemetria da Quatenus, é possível ter esse controle, facilitar o trabalho das empresas de gerenciamento de risco e ainda diminuir os custos dos veículos e equipe. Conheça algumas vantagens em ter Quatenus:
Ao ter a frota rastreada, o gestor de frota verificar por onde a frota andou, se houve desvios de rota ou não, se o colaborador ficou muito tempo com o motor ligado ou até mesmo se descansa o pé no pedal da embreagem. A telemetria avançada Quatenus coleta esses dados que, após serem analisados pelo gestor de frota, podem ser usados com referência para reduzir gastos com combustível e manutenção. Veja alguns custos que os clientes Quatenus já reduziram ao instalar o Quatenus na frota:
Sabendo por onde o veículo está andando, o gestor de frota consegue saber se o mesmo está em uma região segura ou não, assim como pode verificar o ocorreu algum acidente ou roubo e furto com a frota.
Quando o colaborador fica ciente de que a frota está sendo rastreada e monitorada, ele passa a agir com muito mais cuidado e atenção. Isso reduz custos com manutenção, combustível e ainda por cima melhora a imagem da empresa, pois o motorista terá mais cautela no trânsito.
Peterson Zanghelini – Gerente de Logística da Oesa
Charles Scheel – Diretor da Virtus Administradora de Condomínios
Conferência e Exposição Internacional de Segurança. Maior evento dos EUA em segurança física, abrangendo assuntos como controle de acesso, alarmes e monitoramento, biometria, vigilância por Vídeo, entre outros. Ocorrem anualmente na cidade de Las Vegas.
Exposec – Feira Internacional de Segurança
Vitrine tecnológica e principal evento da América Latina para o setor de segurança. A Exposec traz, anualmente, atualizações de produtos e serviços nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.
Maior evento da indústria de gestão de frotas. Acontece anualmente nos Estados Unidos, reunindo os maiores gestores de frota do mundo todo. Excelente oportunidade para conhecer ainda mais sobre as inovações e o mercado de gerenciamento de frotas.
Sigla utilizada para se referir a uma gerenciadora de risco, a qual tem o papel de adotar medidas preventivas que minimizem os riscos durante os percursos, garantindo que a frota e a carga chegue no destino com segurança e no prazo previsto.
Este episódio do Quatenus Station foi gravado na sede da Quatenus Rastreamento e Telemetria na cidade de Joinville (SC).
O Quatenus Station
Podcast criado e produzido pela Quatenus sobre tecnologia de telemetria, gestão de frota e segurança. A Quatenus é referência mundial em tecnologia de rastreamento voltada à gestão de frotas e ativos, telemetria e segurança. É a única empresa do segmento presente em quatro continentes, atendendo mais de 30 mil clientes e 300 mil usuários.
Nesta segunda temporada, os nossos episódios trazem a TELEMETRIA como tema principal. Essa tecnologia tem transformado diversos setores do mercado e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com ela é possível medir e controlar qualquer coisa à distância de forma automática.
Juliana Fernandez: Hostess
Produtora do Quatenus Station. Redatora na Quatenus. Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiou na TV UFSC, em Florianópolis, atuando na produção, apresentação e finalização de programas jornalísticos e de entretenimento.
Ricardo Dalbosco: Host
Produtor do Quatenus Station. Administrador e Diretor de Marketing da Quatenus no Brasil. MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Design com foco em Serviços e ex-policial militar. Estagiou nos EUA no NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), organização pertencente ao Departamento de Comércio dos EUA. Trabalhou em Montana (EUA) e Hawaii, assim como por três anos em Angola (África) no período pós-guerra civil.
Bruna Braga: Cast Member
Designer na Quatenus, é líder nos projetos de usabilidade de software e aplicativos. Formada pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e pós-graduada em Design Centrado no Usuário (UX) na Universidade Positivo em Curitiba (PR).
Vinicius Longo: Cast Member
Designer Audiovisual na Quatenus. Graduando de Design com foco em Animação Digital na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem sido responsável por mídias audiovisuais e gráficas, como a criação da vinheta em animação, artes de linhas do tempo, miniaturas dos vídeos, artes de banners de divulgação, edição dos vídeos do Visual Thinking.
Alexandre Bernardes: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Graduando em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus IELUSC (SC). Tem sido responsável pelas mídias sociais, auxiliando na aproximação da Quatenus com seus clientes.
Arly Klein: Cast Member
Assistente de marketing na Quatenus. Responsável pela criação da página do podcast no site da empresa. Estagiou na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville e atuou como bolsista remunerado no Projeto de Extensão DESOL – UNIVILLE. É graduando do curso de Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da região de Joinville (UNIVILLE).
Janaina Weirich: Cast Member
Assistente de Marketing na Quatenus. Cursando Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Instituição Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.
Adriano Knopf: Áudio e Imagem
Produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais e conteúdos web/multimídia. Graduado em Publicidade pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Trabalhou como editor de vídeo na emissora TV Record.
Louise Vendramini: Visual Thinking
Formada em Administração de Empresas e Mestre em Design pela UFPR. Pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Desenha desde 2006 e há cinco anos atua com facilitação gráfica, moderação e produção de vídeos. Entre seus clientes estão: SAP Brasil, Hexion, Governo do Paraná, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Thyssen Krupp, entre outros.
Se você escutou o Quatenus Station sobre Segurança de Executivos, deve ter reconhecido a música de abertura “Gonna Fly Now” de Bill Conti, tema do filme do Rocky (1976). A versão da música presente no nosso podcast é da Prague Film Orchestra que gentilmente nos permitiu utilizar no nosso podcast.
A Prague Film Orchestra é uma orquestra sinfônica fundada em 2004, na República Tcheca, pelo maestro Jiří Korynt. O repertório da orquestra tcheca tem mais de 150 títulos e conta com composições feitas para filmes e séries de humor.
Compositor, condutor e diretor musical de filmes e televisão, Bill Conti nasceu em 1942 nos Estados Unidos. Aos sete anos, aprendeu a tocar piano com seu pai e ao terminar o ensino médio, foi estudar Composição na Louisiana State University.
Sua primeira trilha sonora de sucesso foi a música “Gonna Fly Now”, tema do filme Rocky de 1976. Um ano depois, ela estava na lista de indicações a melhor canção no 49º Oscar. Com um acervo de mais de 140 trilhas, Bill Conti ganhou 27 prêmios, sendo um deles o Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1984, com o filme “Os Eleitos”. Esta imagem de Bill Conti foi retirada de uma matéria do site TV Cultura.
Somos uma empresa de tecnologia SaaS (software as a service) especialista em rastreamento voltado à gestão de frotas e de ativos, telemetria e segurança. Garantimos segurança de dados, confidencialidade e capacidade interna de projetos especiais através do nosso software próprio.
Fomos a 1ª empresa no Brasil a ter um sistema de identificação de motorista via RFID (perfil de condução) e a única a ter tecnologia Fórmula 1, desenvolvendo telemetria avançada para pequenas, médias e grandes empresas.
Presente em quatro continentes, nós atendemos mais de 300 mil usuários e contamos com a parceria de:
Conversamos com um dos principais consultores brasileiros em segurança, o Jonas Alves, para saber como é feita a proteção de grandes executivos no nosso país.
Victor Aguiar, consultor em atendimento e vendas, falou sobre os motivos que estão levando as empresas de segurança a migrarem para o setor de serviço.
Nesse episódio do Quatenus Station, o gerente de operações da Gocil, Mauro Rossi, falou como o rastreamento tem auxiliado nas operações da empresa.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez