Como a parceria entre Ticket Log e Quatenus beneficia a gestão de combustível

Quando falamos sobre a frota de uma empresa, automaticamente temos que lidar com as questões e custos relacionados ao combustível, que acaba sendo um dos maiores dentro das operações. Gasta-se muito com ele em função do extenso território e do meio de transporte utilizado, o rodoviário. Por isso, é fundamental que as empresas tenham sistemas avançados que permitam fazer uma gestão eficiente desse combustível para amenizar o alto investimento.
Pensando neste cenário, a Quatenus e a Ticket Log, que integra a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, resolveram unir seus conhecimentos, processos e tecnologias para ajudar gestores de frota e
financeiros, além de permitir que o departamento de compras tenha mais controle de consumo e custos.
A união das duas empresas possibilitará que os gestores tenham mais controle sobre o combustível consumido pelos veículos. As duas marcas atendem clientes de diversos segmentos, buscando as melhores soluções para as diferentes necessidades relacionadas à gestão da frota. A parceria permitirá oferecer ainda mais informações aos clientes Quatenus, por meio da integração on-line com a plataforma da Ticket Log. O sistema Quatenus integrado com o da Ticket Log possibilitará:
Com a parceria entre as duas empresas, o gestor de frota não terá apenas um cartão de combustível para lhe auxiliar no controle, mas sim todo um sistema e uma gama de informações úteis e precisas que, se bem geridas, podem reduzir drasticamente os custos de funcionamento e consumo da frota.
Como você faz o controle do consumo do combustível que a frota da sua empresa utiliza? Analisa esse dado com que frequência ao longo da semana e do mês? Mesmo com o aumento do acesso à tecnologia e o alto surgimento de ferramentas que auxiliem na gestão, ainda há gestores de frota que não fazem o acompanhamento e monitoramento frequente do custo do combustível. Não analisar esse indicador pode gerar grandes prejuízos às finanças da empresa. Conheça alguns dos motivos para dar mais atenção ao consumo de combustível na sua gestão:
Um dos custos analisados no cálculo do TCO, Total Cost Of Ownership, é o custo de operação. E para chegar a ele é necessário identificar o total de quilômetros rodados pela frota no ano anterior e dividir pelo total de combustível consumido naquele ano. Se você não tiver o controle do quanto seus veículos consumiram de combustível, não há como chegar ao custo da operação e, consequentemente, o TCO não será preciso, pois faltará essa informação.
Ao analisar o indicador do consumo frequentemente, é possível identificar se há roubo de combustível na sua frota. Imagine a seguinte situação: toda terça-feira, os veículos da sua frota são abastecidos para percorrer o mesmo trajeto nos dois dias seguintes. Sabendo o quanto foi abastecido e o percurso que será feito, você já tem uma ideia do quanto será consumido, concorda?
Acontece que antes mesmo de finalizar o período, um de seus motoristas solicita um novo abastecimento, ou, ainda, ao final do trabalho, você identifica que o veículo X consumiu muito mais que os outros da frota. É preciso analisar todos os indicadores e situações, mas essa diferença nos números pode significar que esteja havendo roubo de combustível na sua frota. Fazendo esse controle, você consegue identificar e agir rapidamente para não ter maiores prejuízos.
Por meio dos dados do que foi consumido de combustível pela frota e por cada motorista, pode-se ainda verificar se este último está fazendo o uso correto do veículo ou não. Vamos pegar o exemplo de dois motoristas que possuem o mesmo cronograma, mesmo trajeto e carga horária de trabalho. O gasto com combustível pelos dois deveria ser, ao menos, parecido. Porém, ao fazer o balanço mensal, por exemplo, verifica-se que o motorista A teve um consumo muito maior que o motorista B no mesmo período. Nesse caso, há uma grande probabilidade do motorista A estar fazendo desvio de rota e consumindo mais o combustível da sua empresa. Claro que também nessa situação é necessário fazer uma boa análise dos indicadores e fatores que podem ter gerado a diferença no consumo.
Sobre o autor(a)
Juliana Fernandez