Como bloqueadores de veículos podem colocar a segurança em risco

De acordo com o G1 Santa Catarina, dos 5 milhões de veículos que circulam pelo estado, a Polícia Civil registrou que 9.574 foram furtados ou roubados entre janeiro e setembro de 2018 no estado catarinense. Para evitar que ter prejuízos com furto e roubo, muitos gestores têm investido em bloqueadores de veículos. Mas o que são esses bloqueadores?
É um dispositivo que faz o bloqueio do veículo por meio do combustível ou pela ignição. Caso o veículo tenha esse dispositivo instalado, o gestor de frotas, ou o próprio condutor, pode fazer o bloqueio em situações de roubo e furto.
O sistema de bloqueio Quatenus pode ser ativado por meio do aplicativo ou plataforma. Com isto, não será possível dar a partida no veículo e o mesmo não poderá sair do local. Ou seja, o criminoso não conseguirá dar continuidade ao roubo ou furto do veículo.
Telas de bloqueio de veículo na plataforma e aplicativo Quatenus
Essa ação fará com que o veículo fique parado, facilitando a ação dos policiais para a recuperação.
Para realizar o bloqueio utilizando o Quatenus MyFleet é muito simples:
Para desbloquear o veículo basta seguir os seguintes passos.
O responsável pela frota, cadastrado no sistema, poderá receber um sms e/ou e-mail e automaticamente o veículo será bloqueado.
Pronto, fácil assim! Agora você pode bloquear e desbloquear o veículo da sua frota a qualquer momento e de qualquer lugar.
Para conhecer ainda mais sobre essa função no aplicativo, assista o vídeo tutorial:
Nós da Quatenus Rastreamento e Telemetria possuímos a funcionalidade de bloqueio e desbloqueio do veículo. Mas é sempre importante alertar e ressaltar sobre os riscos que esse dispositivo pode fazer ao colocar seus veículos e condutores em risco.
Por isso separamos alguns pontos que o gestor deve analisar antes optar pela instalação e utilização desse recurso.
Ao enviar o comando de bloqueio pela plataforma ou aplicativo Quatenus, o veículo pode receber instantaneamente o bloqueio, desde que o local tenha área. O bloqueio imediato pode causar um impacto na condução, podendo resultar até mesmo em um acidente de trânsito.
A Quatenus Rastreamento e Telemetria não recomenda a utilização do bloqueio caso o veículo esteja acima de 10 Km/h. Se o motorista estiver conduzindo em uma velocidade muito alta, o condutor sofrerá um brusco impacto com o veículo.
O impacto na condução pode ser muito forte e repentino, colocando em risco a vida do condutor.
Imagine a situação: o veículo da sua frota foi roubado e o ladrão rendeu o condutor. Ao perceber que o veículo está percorrendo um caminho contrário do que o planejado, o gestor percebe que o caso pode se tratar de um roubo.
Para evitar que o criminoso leve o veículo e a carga, o gestor envia o sinal de bloqueio através da plataforma ou aplicativo. Com o ladrão e o condutor a bordo, o veículo para. As chances do bandido culpar o condutor são grandes, podendo até mesmo querer se vingar dele.
Bloqueio e desbloqueio no aplicativo Quatenus
As possibilidades de colocar em risco a vida do seu condutor é muito alta e não vale a pena arriscar por conta de um bem material, concorda?
O aparelho do rastreador que é instalado no veículo se comunica com a antena da Operadora por meio de conexão TCP, como uma conexão de internet por meio da tecnologia GSM/GPRS. A antena da Operadora recebe os dados de localização, velocidade, distância do veículo, entre outras.
Aparelho de rastreamento Quatenus
Neste caso, se o gestor enviar o comando de bloqueio e o veículo estiver em um lugar em que não há sinal da Operadora do rastreador, o veículo não receberá o comando de desbloqueio.
A Operação Robin Hood, como é conhecida, é uma operação que envolve o roubo ou furto do veículo. Quando o criminoso consegue levar o veículo, e o bloqueio é ativado, é muito comum que o bandido se irrite com a situação. Afinal, não vai conseguir concluir o crime levando o mesmo até o destino final. Para não sair no prejuízo, ele pode desmontá-lo no próprio local onde foi bloqueado, levando apenas algumas peças.
Em muitos casos, o veículo é abandonado em um local onde a própria população faz o desmanche das peças. Em caso de veículos que transportam mercadorias, até mesmo elas são levadas.
Ao entrar no Uber, o assunto é normalmente o mesmo: o cenário atual da segurança na cidade. Ao falar que trabalho em uma empresa de rastreamento e gestão veicular, um motorista relatou um caso que aconteceu com ele.
Ele utilizava o rastreador de uma outra empresa, que não havia alertado sobre os perigos da utilização do bloqueio nos veículos.
Ao ter seu veículo roubado por um criminoso, o motorista percebeu que o seu celular ficou no interior do veículo. Após conseguir utilizar um celular emprestado em um estabelecimento, ele conseguiu solicitar que a empresa de rastreamento bloqueasse o seu veículo.
Juntamente com os policiais, o motorista conseguiu encontrar a localização atual do veículo, mas teve uma surpresa. O veículo estava totalmente destruído! O criminoso roubou alguns pertences pessoais do motorista e quebrou o que pode no automóvel.
Quer saber mais sobre os bloqueadores de veículos? Então veja como bloquear e desbloquear o veículo também na plataforma. Assista o vídeo tutorial a seguir:
Veja também através do tutorial com o passo a passo de como realizar essa função na plataforma Fleet:
Se você perceber que a sua segurança, do seu condutor ou até mesmo a do veículo está correndo um alto risco, acione a polícia. Evite enviar o comando de bloqueio. Utilize apenas em últimos casos.
Se você quiser descobrir mais sobre como a Quatenus pode ajudar a manter o seu veículo seguro, clique aqui para conhecer outros serviços e produtos, além dos bloqueadores de veículos.
Sobre o autor(a)
Janaina Weirich