7 dicas simples para solucionar operações complexas na Gestão da Frota

Todos gostamos de descobrir dicas para melhorar a execução de nossos trabalhos, não é verdade? Os gestores de frota não são diferentes. Por isso, compartilharei com vocês neste artigo 7 dicas que sempre dou a eles sobre como lidar com uma operação complexa. A gestão de frota é uma ação desafiadora. No entanto, para gerir de forma mais leve e eficiente, é preciso botar em prática algumas ações. Concorda?
Eu sei que pode parecer fácil na teoria, e que quando vamos colocar tudo em prática, pode virar uma grande dor de cabeça. Mas com essas dicas, ficará mais simples sua aplicação.
Essa é sempre a minha primeira dica para os gestores: estabeleçam uma política de frota. Defina regras, coloque-as em prática e faça com que sejam respeitadas.
Como costumo dizer, é a partir do planejamento e da comunicação com os colaboradores que criamos um ambiente seguro e obtemos um controle efetivo de toda a operação.
Tenha mapeado todos os procedimentos pelo qual sua frota é responsável e necessária. Quando temos esse conhecimento, é mais fácil criar nossa política de frota e comunicá-la aos envolvidos, tornando a operação mais eficiente e segura. E, dessa forma, evitando complicações futuras.
Com o estabelecimento de uma política de frotas e o alinhamento dos procedimentos, as instruções para a realização das demandas de trabalho se desenham mais facilmente.
Ou seja, este é o momento em que você deve gerir seus colaboradores. Converse e crie uma relação aberta com eles, estabelecendo, com clareza, seus deveres e direitos.
Não importa o número de veículos que compõem a sua frota. Um, dois, 100 ou 500. Fazer checklists é uma premissa básica para controlar e organizar uma operação.
Um exemplo de item que deve conter no checklist é o da retirada e retorno dos veículos do pátio. Assim é possível saber quem estava utilizando o veículo em determinado dia e horário.
Outro componente que ajuda a manter a frota organizada são os termos de responsabilidade. Esse termo ajuda a construir nos colaboradores uma consciência maior das regras de uso da frota.
Além disso, dá mais segurança jurídica a empresa. Se as regras forem esclarecidas pelos colaboradores e os mesmos assinarem o termo de responsabilidade, em caso de má conduta eles podem ser responsabilizados e penalizados.
Essa dica é de ouro. E, de longe, a que mais facilita a gestão de frota. Sim, estou falando dos relatórios emitidos por plataformas de rastreamento e telemetria.
Por que não contar com a tecnologia para facilitar nossos processos?
Relatórios são importantes para analisar indicadores e tomar decisões estratégicas. Além, é claro, de ajudar na redução de custos.
Já escutei a seguinte pergunta:
“Mas, o que fazer quando aplico todas essas dicas e ainda tenho complicações na gestão de frota?”
Treinamento! Toda equipe precisa de instruções. Sobre direção defensiva, uso do veículo e comportamento de condução. Só para citar alguns exemplos. É fundamental promover palestras, rodas de conversas e conteúdos diversos e de qualidade para conscientizar os colaboradores à cuidarem de suas vidas e da de terceiros.
Claro que existem diversas outras dicas que podem auxiliar uma gestão complexa. Porém, para mim, essas são as principais. Você concorda? Utiliza alguma dessas que falei?
Esse artigo foi publicado originalmente em meu Linkedin. Caso você queira acessar esse e outros conteúdos, clique aqui!
Sobre o autor(a)
João Pedro Alexandre