3 motivos pelos quais você deveria estabelecer parceria estratégica

Pense na mais recente parceria que você tenha feito. Você considera que ela tenha sido uma parceria estratégica? Pois é sobre isso que escrevo hoje.
Parcerias estratégicas colocam a sua empresa na rota do crescimento. E antes de começar, gostaria de lhe pedir que deixe de lado a ideia de que se relacionar com outras empresas joga o seu negócio na boca de um leão e afeta a sua competitividade.
Nós, CEOs, precisamos entender, de uma vez por todas, que as parcerias não precisam ser, necessariamente, no mesmo segmento que atuamos. Se você se inclui no grupo que pensa assim, recomendo repensar e ver pelo lado de que essa parceria pode gerar um ganho para ambas as partes.
Desfazer-se desses pensamentos infrutíferos para os negócios é importante para estabelecer parcerias estratégicas de qualidade.
Ter um negócio que se destaque é o sonho de todos os CEOs. No entanto, durante o caminho, grandes obstáculos aparecem e o que parecia simples no início, vai se tornando cada dia mais complicado. Aplicar ações que o diferenciem no mercado é essencial para melhorar a visibilidade da empresa.
Aí é que nós, CEOs, nos deparamos com outra dificuldade: a busca pela inovação e a dúvida de como fazer diferente. Seja pela falta de orçamento, equipe ou tecnologias a nosso dispor, por vezes não conseguimos estruturar inovações e colocá-las em prática.
Bom, é aqui que grandes parcerias podem surgir. Parceria estratégica é exatamente isso.
Quem não inova, não faz diferente, e por consequência, não se destaca em meio ao oceano vermelho.
Um dos principais objetivos de um negócio é estar no topo do mercado. E adivinha? Crescer no mercado está relacionado, também, com o estabelecimento de parcerias estratégicas. Os coworkings, por exemplo, fazem uso desse artifício.
Para se ter dimensão da importância dessas relações para o sucesso das empresas, segundo o Censo Coworking, o segmento dos espaços colaborativos aumentou em 48% no último ano no Brasil.
E quando falo em parceria estratégica falo em relações sólidas e não apenas em trocar cartões de visitas. Criar laços de qualidade, além de aumentar a credibilidade dos negócios, nos faz alcançar voos ainda mais altos. Como é o caso dos segmentos que fazem uso do rastreamento e telemetria para se destacar no mercado. Falei sobre eles em um outro artigo aqui na rede.
O terceiro ponto fala por si só. Como CEO, é seu papel buscar por uma parceria estratégica que possibilite atingir os pontos citados acima. Isso não quer dizer que deverá aceitar qualquer proposta e sair firmando parcerias com todas as empresas que aparecerem para você.
É preciso um filtro. E, geralmente, esse filtro deve ser baseado em valores e objetivos semelhantes. Realizar parceria estratégica é sua responsabilidade como CEO. Escolher a parceria adequada demonstra seu potencial como líder.
Se os objetivos do seu negócio se comunicam com os objetivos da empresa escolhida, faz sentido firmar uma parceria estratégica. E isso é um forte indício de que ambas terão ganhos positivos.
Sobre o autor(a)
Luís da Conceição Nobre